Talking about architecture – Conversando de arquitetura

 

Bom, hoje é Terça e é dia de arquitetura. Naturalmente acho que temas vêm vindo com as nossas vivências profissionais/pessoais. Tenho trabalhado em um projeto de uma Varanda Gourmet, e isso é algo que realmente me chama a atenção. Tiago e eu temos vivido a fase de Apartment Hunting, e na nossa checklist tem a bendita varanda gourmet.

Para nós, ter a varanda é importante pois realmente usaríamos o espaço, afinal ter uma varanda lindinha e deixar só ali tomando sol, chuva vento e poeira não rola. Não sou muito outdoorsy e o Tiago é! Mas numa coisa concordamos, refeições “ao ar livre” nos agradam muito! Sei que existem vários tamanho de varanda, e o que vai ditar o jeitinho dela é a família.

Então nesse post, vou começar publicando duas plantas de apartamentos que nos encantaram demais e estão na nossa wishlist com grandes chances de um deles ganhar o status de nova casa dos Hillerman. Também vou comentar a respeito da vantagem dessas plantas e por que nos chamam tanta atenção. Vou fazer algo diferente também, vou escolher uma delas e decorar! Na sexta volto ao tópico explicando melhor as opções, escolhas, marcenaria e aproveitamento do espaço, que tal?

Com o que eles chamam de Terraço Gourmet.
Com o que eles chamam de Terraço Gourmet.
Com a Varanda Gourmet
Com a Varanda Gourmet

Ok, dos dois, nosso predileto é o segundo imóvel. Mas depois posso tratar desse tema! O que vale observar aqui são as tais varandas. O primeiro ponto que levamos em consideração é:

  • Como vamos usar? No nosso caso, com certeza teremos uma mesa ali na varanda para tomarmos café da manhã! Então provavelmente nossa varanda, vai ser uma copa gourmet! hahahaha Com um balcão a postos para colocarmos a máquina de expresso, torradeiras e etc. Além disso, gostamos de receber nossas famílias, e a varanda pode servir como extensão da sala ou até mesmo palco principal da recepção;
  • Para o uso, o tamanho atende? Observem que na planta número 1 temos o balcão principal aonde vai a pia e um possível cooktop se for o caso e a mesinha. Na planta número dois, aonde existe mesinha, eu colocaria o tal balcão que comentei. Em mármore com uma mesa integrada.
  • Como é a relação varanda/apartamento? A maioria dos casos tem essa ligação entre varanda e cozinha, o que é super importante! Tenha em mente que dificilmente você vai ter uma duplicata da sua cozinha da varanda gourmet. Ela pode servir de apoio para lavar coisas que sejam mais messy mas dificilmente quem tem uma varanda gourmet num apartamento vai preparar refeições inteiras nela!
  • Como decorar? Daí é o que comentei, vai do gosto de cada família, a nossa opção eu vou postar na sexta-feira. Mas posso adiantar que a varanda gourmet é aquele lugar aonde você pode abusar de coisas super interessantes e que algumas vezes são pouco funcionais na cozinha de uma dona-de-casa. Sabe aquele revestimento de madeira maravilhoso que você tem medo de estragar no dia-a-dia? Coloque na varanda!!! hahahahaha
  • Marcenaria – OK esse é um assunto delicado. No nosso caso nunca nunquinha fecharíamos a varanda com blindex. Sacrilégio!!! Com isso estamos sujeitos à poeira e chuva e sol. Minha sugestão é investir em armários bons, com portas em vidro. Também sugiro que a pingadeira seja um pouco maior que 2cm, lembrando que isso acrescenta bom valor estético, ainda mais se fizermos a pedra com um corte chanfrado e laterais inclusive!

O projeto que tenho tratado é um pouco diferente do que tenho dito até então. É uma varanda gourmet numa casa, então pegue esse espaço da varandica dos apês e multiplique por 100!!! O casal quer um toque mais rústico, e já têm bem definidos os acabamentos. Para quebrar um pouquinho o ritmo, minha proposta tem a churrasqueira deslocada. E além disso, graças ao tamanho do espaço, pude atender a solicitação do casal em criarmos uma ilha com cooktop e espaço para colocarmos banquetinhas. Algumas imagens desse projeto:

Vista do local da churrasqueira
Vista do local da churrasqueira
Vista da ilha do cook
Vista da ilha do cook
Render de teste
Render de teste
Materiais escolhidos
Materiais escolhidos

Vamos às imagens mais gerais?

Quer um cantinho mais cozy? Piso flutuante tipo deck, super fácil de montar, jardim suspenso, almofadas e móvel antigo laqueado de amarelo!! Lindo <3
Quer um cantinho mais cozy? Piso flutuante tipo deck, super fácil de montar, jardim suspenso, almofadas e móvel antigo laqueado de amarelo!! Lindo <3
Azulejos! Nada mais a declarar! Quem é cliente nosso sabe o quanto eu sou alucinada por azulejos, estes são da Pavão revestimentos! Aqui percebam que o roda bancada "sumiu" para dar o destaque ao azulejo, perfeitamente emoldurado pelo granito São Gabriel e as prateleiras igualmente pretas!
Azulejos! Nada mais a declarar!
Quem é cliente nosso sabe o quanto eu sou alucinada por azulejos, estes são da Pavão revestimentos! Aqui percebam que o roda bancada “sumiu” para dar o destaque ao azulejo, perfeitamente emoldurado pelo granito São Gabriel e as prateleiras igualmente pretas!
Essa varanda Classy aqui já seria o "bege" das opções! Atemporal e completamente elegante! Sem muitos elementos marcantes de cor!
Essa varanda Classy aqui já seria o “bege” das opções! Atemporal e completamente elegante! Sem muitos elementos marcantes de cor!

Bom, por hoje é isso! Aguardem o Trowback Friday, aonde eu vou trazer a varanda gourmet da planta dois decorada do jeito que eu escolheria para mim e para o Tiago!!!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *