Apartamento da Jovem adulta – Ocupe o Apê – Cozinha, varanda e sala!

Hi there!

Se você está chegando por aqui hoje, seja bem vindo ao “Ocupe o apê”! Que é uma série feita com muito amor e carinho para a gente trocar figurinhas a respeito do mundo da decoração e da arquitetura. Como sabem (ou não) estou me formando em arquitetura daqui a alguns meses, e de tudo que pude conhecer ao longo desses anos, interiores é o que eu mais gosto de fazer!

Neste post de hoje vou apresentar minha solução de ocupação para os ambientes: sala, varanda e cozinha! E se preparem pois vou apresentar algo que com certeza vai causar estranheza aos hábitos brasileiros! 😀

Como é possível observar na planta original abaixo, a ocupação sugerida para os cômodos desse post é bastante tradicional. Algumas coisas são bastante chatas de alterar como pontos de televisão ou tomada alta para geladeira, outras não devem mudar como o ponto de gás do apartamento.

Planta da construtora

Planta da construtora

Sendo assim mantive a ocupação das salas da maneira que aparece na planta, mas fiz as principais alterações na cozinha e área de serviço. Vou apresentar a planta geral do projeto e depois vou explicar os ambientes com calma para vocês. Em planta baixa, minha proposta de ocupação ficou assim:

013_wm

:O Mas Amanda, cadê o tanque? (Se é que você realmente reparou nisso)! Está rolando uma novidade em alguns projetos de condomínios para quitinetes ou apartamentos de um quarto que é a lavanderia integrada. Nela você tem as máquinas lava e seca e os tanques disponíveis para seu uso, salvando assim ricos espacinhos no seu apartamento.

Falando por mim, estou casada desde 2013 e eu nunca precisei do tanque do meu apartamento. Minha secretária usa ele para encher e esvaziar baldes (o que também poderia ser feito no banheiro por exemplo) e deixa os panos usados de molho na água sanitária. Estes panos eu jogo na máquina depois do molho e higienizo ela e pronto. Coisas como tênis, também vão para nossa querida lava e seca! Ou então para a lavanderia! <3

Esse é um estilo de vida bastante comum mundo a fora! Se você teve alguma temporada no exterior ou conhece alguém que more na Europa ou América do Norte sabe que eles possivelmente não têm ralos pela casa e também não tem tanques. De certa forma eu concordo com isso! Hoje em dia temos várias opções de produtos capazes de atender nossa demanda sem um gasto exagerado de água!

Sendo assim, no caso desta proposta para um pequeno apartamento de apenas um ocupante eu tirei o tanque. Até mesmo porque nesse condomínio do exemplo existe a lavanderia coletiva!

cozinha e área de serviço

003_wm

Para este projeto eu decidi usar o acabamento amadeirado contrastando com as portas brancas. Assim eu consigo usar as texturas da madeira sem pesar muito o projeto e também é possível deixar ele com uma cara mais jovem.

004_wm

Nos armários superiores utilizei apenas as portas de giro. Como eu disse aqui antes, as aberturas do tipo basculante podem até ser mais moderninhas mas são horríveis para armários altos. Todos os puxadores escolhidos são do tipo cava, que é o acabamento que eu mais gosto também, por ser o mais discreto.

005_wm

Com a retirada do tanque, pude propor que a bancada fosse até o final, dando ao projeto uma sensação de que o ambiente é maior. Fora que quanto mais bancada, mais áreas de apoio temos para auxiliar as tarefas da cozinha e lavanderia (o varal não aparece na imagem, mas ele iria no teto na área da lavanderia).

Como sabem eu não gosto de cozinhas com piso branco, então nessa cozinha estou sugerindo um porcelanato preto e a bancada preta também na cor São Gabriel. Não deixei o forno logo abaixo do cooktop, caso você já tenha cozinhado alguma coisa em um fogão tradicional ao mesmo tempo que outro prato está no forno, você sabe como é quente essa posição!

Ainda que existam os armários da cozinha, ela é tão pequenininha que eu precisei fazer estas prateleiras do outro lado para uma mini dispensa. Lógico que estamos falando de um apartamento para apenas uma pessoa, isto é que terá bem menos itens guardados que uma família por exemplo. Quem já morou sozinho sabe que as coisas se perdem demais quando compradas em grande quantidade.

011_wm

salas de estar e jantar

007_wm

Esta é uma ocupação que dificilmente eu conseguiria ter aqui em casa com o Tiago, ficou tudo bastante enxuto e feminino (eu amei). O sofá é apenas de dois lugares e você pode encontrar um bem parecido na Oppa. As cadeiras e banquetas são modelo Bertoia. que eu amo de paixão e com certeza quero ter na minha casa. Já a mesa é o modelo Tulipe assinado pelo genial Saarinen com tampo em mármore Nero ( <3 )

012_wm

O rack é bem pequeno e foi proposto suspenso para dar ainda mais leveza ao móvel. Lógico que essa peça pode ser feita conforme a necessidade do cliente, no meu caso eu já não tenho aparelho de dvd desde 2011 e com a chegada do <3 Netflix <3 também não sou mais assinante de TV a cabo! A mesma madeira utilizada na cozinha aparece nos móveis da sala, afinal é um ambiente aberto. Aqui também utilizei o mesmo artifício de alongar a bancada para dar uma continuidade.

Para que os cabos de tv não apareçam, você pode solicitar ao seu mestre de obras que faça um tubo dentro da parede assim os fios dos aparelhos chegam até a TV sem que fique aquela quantidade louca de fios pendurados e emboladinhos!

010_wm

Para não ficar assim tão tradicional, dividi a famosa parede de espelhos em três. A horizontalidade toma conta dos detalhes no projeto <3 Também não coloquei nada pendente em matéria de lustres, mas isso foi opção minha, preferi brincar com a aquarela e deixar um plafon tradicional acima da mesa!

009_wm

Na área da mesa escolhi colocar um papel de parede bastante sutil, ele é geométrico e combina vários tons de branco e cinza clarinho. Acredito que assim tenha ficado bastante elegante e discreto.

006_wm

Usei várias aquarelas da Inslee para ilustrar esse post! Ela é uma artista super talentosa e acho que nada mais feminino que a arte dela. Com certeza quero ilustrações assim no meu futuro home office!

007_wm

Vista de quem entra no apê

Mais uma vez os temas geométricos. Dessa vez na pattern do tapete, acho uma boa contrastar um foco de cor com uma estampa nesse estilo. Eu adoro os trabalhos em tapeçaria que têm essa temática! Ao fundo, coloquei a cortina de uma ponta a outra.

006_wm

002_wm

Ao lado direito da geladeira, coloquei uma parede de lousa!

varanda

008_wm

A varanda é bem pequenininha o que não significa que não seja possível aproveitar. Com certeza eu teria fechado ela com blindex na parte de cima também, mas sem aumentar a sala que é o que muita gente faz. Manteria varanda, mas colocaria esse armário totalmente coringa aqui nela.

Possivelmente se você mora em apê, quando as normas do condomínio são fechadas decide-se como se pode ocupar uma varanda. Armários usualmente são liberados e como nossa cozinha não é tão grande, esse armário da varanda vem a calhar para guardar coisas de limpeza, servir como uma despensa extra, um maleiro ou até mesmo para colocar os sapatos menos utilizados organizados em caixinhas. Em um apartamento desses, cada m² é precioso!

mais algumas imagens

014_wm

Com o tanque original!

001_wm

Vista da parede e da cozinha!

Bom gente, é isso <3 Projetos  para cozinha sempre são complicados de apresentar pois envolvem muitas peculiaridades e este é um ambiente que deve estar totalmente adaptado ao cliente principalmente em relação à altura dele. Este projeto foi feito com base nas minhas preferências, mas coisas com alturas de armários ou de bancadas podem ser aumentados ou diminuidos para atender melhor o usuário.

Com este post chegamos ao fim a série “Ocupe o Apê” do apartamento de um quarto, agora vamos começar os trabalhos no apartamento de dois quartos, nele vou montar como eu montaria para mim e para o Tiago! E ai vamos trocando ideias mais uma vez.

O que acharam do projeto total do apartamento?

Posts anteriores:

Clique aqui para ler a apresentação da série

Clique aqui para ler sobre o apartamento um quarto utilizado nesse post de hoje!

Clique aqui para ver o projeto do banheiro desse apartamento de um quarto!

Clique aqui para ver o projeto do quarto deste apartamento!

footerpost

Procurando arquiteto em Brasília? Então clica nessa imagem para conhecer meu perfil profissional.

That’s it e até sexta! <3

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

7 comments on “Apartamento da Jovem adulta – Ocupe o Apê – Cozinha, varanda e sala!”

  1. fabianamaio says:

    Serio, esse projeto do apartamento ficou muito animal! Apaixonada pelo seu trabalho :)))

  2. ai que amor esse projeto de apto! <3333
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

  3. Camila Sá says:

    Que tudo esse projeto! Ficou show! Adorei!

    Bjoss

    http://bymiih.blogspot.com.br/

  4. Bia Martins says:

    Que coisa mais linda esse apartamento, Amanda! Tudo tão bem planejado, tão lindinho, adorei! A ideia de não usar tanque e o bom aproveitamento da varanda com o armário são muito legais!

    beijohttp://www.belatriz.info

  5. Thaisa Maia says:

    Ficou muito show, vc arrasa! Anotando várias dicas suas para usar depois. E não vejo a hora de começar a projetar o meu, por enquanto só no The Sims mesmo kkkk
    POST NOVO! Hoje mostro mais uma Glambox recebida e conto se ela valeu a pena. Se você tiver outras dúvidas sobre a assinatura desse serviço, corre lá no blog que tem muita informação sobre isso também!
    https://lostinbeautyland.wordpress.com

    1. Thaisa Maia says:

      Ops, desculpa o crtl+v ai sem querer :p

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *