Tradições de Natal em países diferentes

Hi there!!

Hoje é propriamente Natal, dia 25 de Dezembro. Então antes de começar esse post gostaria de desejar você leitor (a) que acompanha meu blog ou que acabou de cair aqui por acaso um Feliz Natal! Que esse amor e carinho que do espírito natalino possa se estender por todos os seus dias!

001.gif

Bom, mas agora vamos ao tema desse post. Tive a ideia de criar um post assim por ser super curiosa a respeito de tradições. Adoro aprender as diversas maneiras que os países comemoram datas como Natal, Ano Novo e etc… Sendo assim, fiz uma pesquisinha e achei que seria super interessante compartilhar com vocês! Vamos lá?

Reino Unido
Merry Christmas (Inglês) | Blithe Yule (Escocês) | Nollaig Chridheil (Gaélico) | Nadolig Llawen (Galês)

  • As famílias têm árvores de Natal em casa;
  • É comum o uso das plantinhas Holly, Ivy e o famoso mistletoe nas decorações;
  • Uma das ruas com a decor mais famosa é a Oxford Street e normalmente uma pessoa famosa é convidada para acender as luzes! Esse ano foi a Kylie Minogue;

kyliexmas1_3489486b.jpg

  • As criancinhas deixam mince pie e conhaque para o Papai Noel comer enquanto deixa os presentinhos para elas;
recipe-image-legacy-id--413_13.jpg
Mince Pie
  • Uma tradição bem fofa que segue por outros países da Rainha como Canadá e Austrália é o Christmas cracker. Que é um pacotinho parecido com uma bala gigante que você tem que estourar. Dentro vem um brinquedinho pequeno ou um adesivinho, uma piadinha (usualmente é “sem graça” estilo piada de pai e uma coroa de papel para a pessoa usar fazendo referência aos três reis magos!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Se3z1tptQJE&w=560&h=315]

Itália
Buon Natale (Italiano) | Bon Natali (Siciliano)

  •  A história diz que depois de ter visitado Belém em 1922, São Francisco, em voltou à Itália no ano seguinte descrevendo o local em que o menino Jesus havia nascido e ele usava uma manjedourazinha para explicar melhor. Logo recriar a cena com um presépio se tornou cada vez mais popular. Ah, com o detalhe de que o menino Jesus só é colocado no presépio na meia noite do dia 24!
presepi-napoletani.jpg
Um tradicional presepe napolitano
  • Na ceia de Natal italiana é comum que se evite carne vermelha e derivados do leite. Usualmente é servido um peixe e depois da janta as famílias seguem para a Igreja para atender à missa da meia-noite;
  • Depois da missa, é hora do panetone! As famílias costumam comer o famoso bolinho de frutas com um copo de chocolate quente para aquecer no inverno;
  • As missas de Natal começam dias antes, são as chamadas Novenas;
  • Para as crianças, na noite de Natal o Papai Noel deixa alguns presentinhos. Mas os melhores são deixados por uma senhora chamada Befana! E ela aparece na Noite de Reis, 12 dias depois do Natal!
    La-Befana-natal-italia.jpg
    Segundo a lenda, ela era uma velhinha que deu abrigo aos Três Reis Magos durante a jornada deles para Belém, no dia seguinte eles a convidaram a ir com eles visitar o menino Jesus. Befana disse que não poderia pois estava ocupada com afazeres domésticos, no entanto ela se arrepende e tenta seguir os reis mas não consegue encontrar mais eles.

    Tradicionalmente ela é representada como uma senhorinha sorridente, com um xale preto e uma vassourinha. Ela sempre está suja de fuligem pois entra pela chaminé e costuma deixar caramelos nas meias das crianças que se comportaram. Aos que não se comportaram, ela deixa carvão! As visitas às crianças são na esperança de um dia encontrar o menino Jesus. Ah, e como uma boa dona de casa ela dá uma varridinha na sala antes de sair.

França
Joyeux Noël

  • As famílias têm a tradição de queimar o Yule Log, tronco de Natal… Desculpa, mas não sei traduzir essa hahaha basicamente é uma tora de madeira e essa tradição vem deeeeeesde antes do medievo. Em alguns locais da França essa tora é colocada aos poucos no fogo para queimar um pouquinho toda noite na lareira. Hoje em dia é uma tora com vinho (para ajudar no cheirinho) que é colocada na lareira e e passa a noite inteira queimando para iluminar o caminho e o pratinho de comida que eles deixam fora de casa caso Maria e Jesus passem por ali durante a noite.
    Yule-Log2.jpg
  • O Papai Noel Francês, que é St. Nicholas não anda sozinho. Ele é acompanhado por Père Fouettard que pode ser traduzido como “pai chicoteador”, basicamente um cara sinistro que bate nas crianças que não se comportaram. Isso por si só já é bizarro, mas a história “real” dele é ainda mais hardcore, quem quiser ler, clique aqui.
    Christmas_throughout_Christendom_-_The_Christ-child_and_Hans_Trapp.png
  • A ceia de Natal é chamada de Réveillon e é servida depois da missa da meia noite, quando as famílias retornam da Igreja. E um dos pratos prediletos é uma sobremesa em formato de tronco! Tipo um rocambole, e quanto mais decorado, melhor!
    buche-de-noel-2.jpg

Grécia
Kala Christougenna

  • As crianças saem pelas casas cantando músicas de Natal, normalmente tocando um tamborzinho ou um triangulo junto. E se cantarem bem ainda ganham moedinhas ou castanhas!
    Kalanda-paidia.jpg
  • Nas casas, uma cruzinha de madeira com um galhinho de manjericão é mantido suspenso acima de uma tigelinha de água (para manter o manjericão vivo). Eles acreditam que nos dias que antecedem o Natal, espíritos ruins chamados de kallinkatzari vêm para atormentar os humanos, apagando a lareira, estragando o leite e afins. Para espantá-los a matriarca da família usa essa cruz com o galho de manjericão para respingar água benta pela casa e espantar esses espíritos.

    αγιασμος.png 2.jpg
    Não achei foto dessa tigelinha, mas tem uma bem similar aqui!
  • Uma tradição da ceia é o Christopsomo, que pode ser traduzido como Pão de Jesus, ele é decorado com uma cruz em cima e tem sabor doce, de canela, laranja e cravo, ah e deve ser feito na véspera do Natal.
    christopsomo.jpg

002.gif

Essas são só algumas das tradições espalhadas pelo globo, é ou não é interessante pensar no que outras pessoas estão fazendo por ai na mesma data que você? E na sua casa, existe alguma tradição diferente ou única? Conta para mim!!!

That’s it e até segunda!!!!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



0 thoughts on “Tradições de Natal em países diferentes”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *