Como vai ser a faculdade? O que esperar dessa nova fase?

Hi there!

Janeiro começou quadruplicando os acessos ao meu post de bolsas para usar na faculdade e aquele dos looks também! Como as férias de verão estão acabando, imagino que várias meninas estão se preparando para começar as aulas! E Janeiro sempre tem muitos calouros! Então, se você acabou o ensino médio e está se preparando para começar as aulas. Senta que eu vou te contar o que esperar da faculdade!

  1. Até que a morte nos separe!001.gifPra começo de conversa, entenda que a decisão que você fez no vestibular pode não ter sido a 100% certa para você, mas na maioria dos casos a gente só percebe que seria melhor fazer outro curso depois que entramos. Isso é normal!

    Escolhemos o curso que teoricamente vai ser aquilo que vamos fazer para o resto das nossas vidas muito cedinho! Ainda não nos conhecemos direito, ainda não estamos formados. E outra, antes de entrar na faculdade “x” você realmente sabe qual o nível de empregabilidade daquela curso? Ou o que um profissional “x” realmente faz no cotidiano dele? As responsabilidades, deveres e etc? A maioria de nós não sabe!

    Então encara ai seu primeiro ano de aulas, comece a entender mais sobre o curso que você escolheu, converse com professores e outros profissionais da área e descubra o que eles, de fato, fazem da vida deles. Depois de vivenciar tudo isso, você vai saber decidir melhor. Não só pelo conhecimento profissional mas também pelo seu amadurecimento durante essa época!

    Ah, e nunca é tarde para um recomeço, certo?

  2. Federal vs Particular
    002.gif

Esse é um tópico totalmente pessoal! Vai muito além do que simples preferências, mas também envolve as finanças de cada um e as Universidades Federais ou particulares disponíveis. Minha experiência foi a seguinte:

Eu, aos 17 anos comecei meu curso de Arquitetura e Urbanismo em uma Universidade Federal. Toda a família super feliz que eu havia passado no vestibular e tudo mais, aquela coisa linda! Fiz o curso por 1 ano e meio e decidi voltar para casa e trocar meu curso para Relações Internacionais. Minha mãe sugeriu que eu mantivesse a arquitetura, talvez minha “birra” fosse com a Universidade e não com o campo de estudo em si. Então ao invés de fazer transferência entre as federais eu optei por estudar em uma particular, onde me formei.

Foi uma boa decisão. Essa particular me ofereceu muitos recursos que a federal não tinha e enriqueceu demais minha formação. Mas, por outro lado, meu curso atrasou um bom bocadinho…

Enfim, tudo tem dois lados e você deve levar em conta qual o melhor currículo ou qual das duas vai te oferecer a melhor formação! Sem essa de estudar na Federal apenas por ser prestigioso ou de esnobar a particular por ser particular. Tome uma decisão sem esses julgamentos!

  • Mais do mesmo!
    003.gif

 

Querido leitor, lamento te informar mas os mesmos “tipos” que você viu durante a escola estarão lá na faculdade também! Na Federal eu senti bem menos isso, afinal nem todo mundo era recém saído do colégio, muita gente havia feito um tempo de cursinho e todo mundo era mais velho…

Mas quer saber? Seja você mesmo e logo logo essas pessoas e você mudarão também! É na faculdade que começamos a assumir mais responsabilidades com projetos de pesquisa acadêmica, estágios, gremiações e muito mais. Naturalmente todo mundo vai se descobrir! Mas aquela pessoa absurda que vai ficar pedido cola em toda prova vai estar lá até o final…

Quando você se formar, olhe para trás e veja o quanto você mudou (ou não) durante essa experiência.

  • Enjoy it!
    004.gif

 

Faculdade é um tempo ótimo! Você vai conhecer muita gente e viver novas experiências! A melhor dica que posso dar é aproveite tudo isso! E a razão é bem simples, vida adulta não é tão legal assim!

Não deixe de sair com os amigos, matar uma aulinha para jogar truco não é tão errado assim, participe das aulas que a universidade oferece, pode ser sua chance de finalmente fazer yoga ou participar de um coral por exemplo. Não deixe passar chances de intercâmbio ou de viagens com a galera, essas são as melhores!

Curta cada momento que aparecer para você, mas nunca se esqueça do seu objetivo final: seu diploma! Muita gente se perde na grande aventura da vida universitária e simplesmente esquecem a real razão de tudo aquilo. Então aproveite inclusive suas aulas, aprenda ao máximo!

  • Um pouco de tudo!
    005.gif
    Não sei se essa dica vale para toooodos os cursos por aí! Mas pelo menos para mim, arquitetura, foi muito bom estagiar em lugares diferentes ao longo do curso. Um arquiteto tem diversas áreas de atuação e eu achei ótimo poder testar um pouquinho de cada uma delas para me sentir mais segura no que gostaria de fazer depois de formada!

 

Uma boa é para já ir ficando naquele estágio que tem chances de contratação a medida que seu curso for terminando! Mantenha sua postura profissional em cada uma das experiências afinal networking né galera… Isso pode ajudar muito quando você começar a procurar emprego depois de formar!

  • Respira fundo e vai!
    006.gif

 

Por fim, querido leitor essa é a melhor dica! Respira fundo e vai! Durante a faculdade você vai encontrar: professores com egos que não cabem na sala, os famosos integrantes do grupo que não fazem nada, vai chegar e o professor vai ter faltado sem avisar previamente ou a prova que você virou a noite estudando vai ser transferida para a outra semana de última hora… Haverão várias situações em que o melhor conselho é: respire fundo e vai nessa! Tudo vai valer a pena no final das contas! <3

 

No mais é isso! Se você foi aprovado e vai começar as aulas agora, parabéns!!! Desejo que esses 4 ou 5 anos pela frente sejam maravilhosos, faculdade não é esse bicho de 7 cabeças, o mais difícil você já conseguiu, foi aprovado! Se ainda não foi sua vez de comemorar a aprovação, não desista! Cada coisa tem seu tempo certo de acontecer e tenho certeza de que sua vitória está logo ali! <3

That’s it e até sexta!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



0 thoughts on “Como vai ser a faculdade? O que esperar dessa nova fase?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *