Irmãos dividindo o quarto – Inspirações e dicas para quartos compartilhados!

Hi there!

Eu tenho MUITOS irmãos, mas são daquela história de “por parte de pai”/”por parte de mãe” e a história é longa, um dia conto minha experiência! Resumo é que até os 12 anos fui filha única na nossa casa, minha mãe, meu pai e eu. E quando minha irmã veio para alegrar meus dias, nós nunca dividimos quarto, sempre tivemos nossos quartos separados.

Mas, eu sou super favorável à ideia de irmãos dividindo quarto! <3 Tiago também, e acho que essa vai ser uma tendência na nossa casa. Bom, a realidade é que os imóveis estão mais caros e menores, então pode sim ser uma excelente ideia manter um cômodo de home office para a família e colocar os irmãos em um quarto dividido. Sabendo fazer, acredito que não hajam maiores problemas! <3 Nesse post vou trazer algumas inspirações  e dicas!

Como arquiteta, vou começar dando algumas dicas para os pais:

  • Ouçam suas crianças – Uma delas pode amar Batman e outra pode amar piratas. Não necessariamente você vai ter que escolher um terceiro tema, neutro para agradar os dois! É possível casar quase tudo!
  • Cada um no seu quadrado – Ainda que compartilhado, o quarto deve ter um cantinho especial para cada criança, um criado mudo só dele, uma cômoda, uma gaveta. Mas algo que pertença àquela criança!
  • Nem sempre tudo precisa estar em dobro – Muitas das coisas podem ser divididas, não necessariamente você precisa comprar tudo em dobro!
  • Eles crescem – Essa dica vale para qualquer quarto de criança mas é sempre bom lembrar que eles vão crescer então pode não ser uma ideia muito boa exagerar em tudo!
  • Aproveite cada espaço – Vai ser um quarto divido então tenha em mente que será necessário aproveitar cada pedacinho do local.

Twin corner bed – Camas de canto

Essa opção é demais por salvar o espaço do meio do quarto. Colocando as camas no canto, você libera uma área para brincadeiras no meio do quarto e favorece a circulação. O cantinho pode ser aproveitado como baú para roupas de cama volumosas ou brinquedos.

1 2 3 4 56

Tem algumas coisas que eu gostaria de frisar aqui, percebam que na maioria dos casos a cama tem alguma espécie de storage embaixo dela, sejam gavetões ou até mesmo armários (número 5). Isso reforça o que eu disse lá em cima, aproveite cada cantinho! Olhem a opção número 2, essa leve diferença de altura pode deixar mais confortável o espaço individual de cada criança, principalmente nessa situação em que não há esse móvel do cantinho separando as cabeceiras.

E o número 5 é um teste de criatividade. Sim, a base das camas nada mais é que armários de cozinha reformados com direito a esconderijo secreto! Não sei se teria coragem pela altura das camas…

Bunk bed – Beliches

Meu sonho de infância era ter tido um beliche! Acabou que não se realizou quando eu era pequena mas quando eu estava grande e fui morar em uma república em Ouro Preto. Beliches sempre serão a solução mais prática, mais em conta e que vai te economizar mais espaço!

Caso espaço seja um problema, a melhor opção é que as camas sejam alinhadas mesmo. Mas… Se você puder espalhar um pouco mais essa área, existem ideias lindas de beliches que fogem um pouco do convencional e que um marceneiro de confiança pode realizar!

1 2 3 4 56

Camas individuais

Esse talvez seja o ideal dos ideais, mas nem todos os quartos comportam duas camas com um espaço agradável entre elas, se este for seu caso, talvez seja melhor pensar um uma das soluções acima. Já vi também casos em que pais compram cama com caminha auxiliar, assim somente a noite a segunda cama estará aberta.

Ainda que eu ache a ideia de cama auxiliar boa, não sei se do ponto da vista da criança é bom. Lembram de quando eu falei da individualidade? Ter uma caminha que some e apenas aparece durante a noite pode ser um pouco chato para o pequeno, quem ai não fica pensando na cama ao longo do dia? Ou já chega em casa se jogando na cama? Ou simplesmente gosta de se acomodar junto aos seus objetos para ler um livro? Lógico que se não houver outra opção, vamos de cama auxiliar mesmo!

1 2 3 4 56

Eu amei os quadrinhos do quarto número 2, acho que deu um toque de humor e ficou bem bacana! Do número 3 acho super válida a ideia dos nomes acima da cabeceira e também o baú aos pés da cama para que cada um guarde o que for do seu interesse! O quarto número 4 tem cortinas nas laterais das camas, achei bacana isso, dá um ar de individualidade que eu acho válido manter! O 5 é bem lúdico e fofo para crianças menores, e o 6 mostra que não precisa de muito para chegar a um resultado fofo!!! <3 E cada um tem sua mesinha de cabeceira, fofo!

Vocês dividiram quarto durante a infância? Conta para mim como foi!! Fazer essa pesquisa só reforçou o quanto eu quero que os nossos futuros filhos dividam quarto para conversarem até pegar no sono e serem super unidos! <3

Espero que tenham gostado desse post, o feedback de vocês quando são posts de decoração e arquitetura são sempre demais. Obrigada!

footerpost

Está procurando arquiteto em Brasília? Então clica nessa imagem e vem conhecer meu perfil profissional.

That’s it e até sexta!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

0 comments on “Irmãos dividindo o quarto – Inspirações e dicas para quartos compartilhados!”

  1. Muito bom… Sempre é um desafio fazer quarto compartilhado, ainda mais quando os gosto são totalmente diferentes

    1. Verdade!! <3 Mas amo fazer quarto de crianças, são meus prediletos hahahaha

  2. ai que gostoso
    eu amava dividir o quarto com minha irmã
    hoje relembrando bateu uma saudade *.*
    amei o post Amanda

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

    1. Kammy, que linda! <3 Meu sonho era ter dividido quarto hehehehehe

  3. Dividir quarto com irmão é bom, acho que ficam mais próximos!
    Eu dividi quando criança..
    E olha que lindo esses quartinhos que vc mostrou..
    Ameiii o post Amandinha!
    Beijos!

    1. Rose também acho sabia? Mesmo que acabem brigando, acho que pode favorecer a reconciliação entre os irmãos né? Aqui em casa quero dividido hahaha <3

  4. Pior época da minha vida foi quando eu divida o quarto com a minha irmã, hahaha. Era briga pra sempre, uma queria dormir com o ar ligado, a outra não, uma queria ver tv e a outra não. Até que um dia minha irmã trocou de quarto. MELHOR DIA EVER. HAHAHA Não sirvo para dividir, muito menos quarto. Acho isso muito complicado. Acho que se eu tiver mais de um filho e tiver condições, cada um vai ter o seu quarto. Melhor coisa para evitar brigas. De qualquer forma, amei as inspirações. Um beijo ♥

    1. HAHAHAHA Vanessaaaaaa não acredito! Pra você ver como é, eu que não dividi sou pró-divisão e você que dividiu é contra! Acho que vou tentar colocar meus filhos (do futuro) num quarto dividido, se não rolar acho bom ter a opção de quartos separados também. A individualidade tem que ser respeitada! 😀

  5. Bruna Aguiar says:

    Oi, Amanda! Eu adorei o primeiro jeito de dispor as camas, encostadas nas paredes. Eu nunca tinha visto e achei bem interessante. Se couber no quarto em questão, aproveita-se bastante o espaço, né! Quem sabe quando eu tiver gêmeos.. hahaha Beijinhos

    http://www.chezb.com.br

    1. É o meu preferido Bru! Ainda mais para crianças pequenas, sobra mais espaço para espalhar lego pelo quarto hahahaha <3

  6. Dianah B says:

    Sei bem como é isso , pois a vida toda dividi quarto com mais 2 irmãos homens!
    Usávamos beliches – embora seja legal, uma vez dormindo na cama de cima, cai de cara no chão. doeu mas subi e dormi de novo! Hehehe
    Melhor a opção das camas no canto, dá mais individualidade.

    Pode ser divertido às vezes mas ter um quarto só para você é o sonho para quem nasceu numa família grande! XD

    Parabéns pelo post, besitos e tenha uma ótima semana

    1. Gente, que medo de cair da beliche! hahahaha Eu gosto bastante da opção das camas de canto, acho que aproveitam melhor o espaço. Espero que nenhum filho desista do quarto compartilhado hahahahaha <3
      Beijos!!!

      1. Dianah B says:

        Hahahaha, desculpe, não queria dar uma má impressão!
        É legal sim, principalmente quando não há opção de espaço. Mas com arquitetos como você não tem como o quarto compartilhado sair errado 😉

  7. Bia Martins says:

    Nunca dividi quarto, no apartamento que morei quando pequena tinha espaço pra o meu e do meu irmão mas meu sonho era ter uma beliche haha. Essas que você mostrou são lindas, eu faria no quarto dos meus filhos. Também adorei o quarto com os nomes das crianças.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *