Objeto de desejo – Tudo sobre a The Eames plastic armchair

Hi there!

Vamos falar um tiquinho de arquitetura e interiores? Com o boom do design scandinavo e dos interiores mais minimalistas, uma peça tem se destacado bastante, que é a Plastic Armchair assinada pelo Eames Office. Eames é o sobrenome de Charles e Ray Eames, um casal responsável por diversas criações tanto na arquitetura quanto no design de móveis.

9208883698e8918b27bf285b982d8697

Durante suas carreiras os dois já demonstravam interesse pela área de mobiliário, se casaram em 1941 e se mudaram para a California e começaram a trabalhar em designs de mobiliário usando, principalmente, compensados de madeira moldáveis. Logo as cadeiras feitas desse material criadas pelo casal foram chamadas de “Cadeira do século” e até hoje as encontramos por aí!

Entre os designs, um deles tem meu coração e está na minha lista de objetos de desejo para nossa próxima casa! <3

The Eames Plastic Armchairs

S-Eames-Plastic-Armchair-DAR_84081_preview-401x500.jpg
<3 Eames Plastic Armchair DAR, Design Charles & Ray Eames, 1950 – Com a base Torre Eiffel.

Tá vendo como que apesar do nome ser pouco conhecido vocês sabem do que eu estou falando? Eu amo design de mobiliário, sempre estou caçando uma coisinha ou outra para aprender e essa é uma das minhas cadeiras prediletas. Dificilmente comporia uma mesa de jantar com elas. Não que o resultado seja ruim, mas gostaria de ter uma para dar um destaque ou um charme um cantinho da casa, afinal é fruto de duas mentes mais que brilhantes!

Basicamente desde os anos 50 a produção do mobiliário Eames é administrado por duas empresas Hermann Miller Inc. (USA) e Vitra International (Europa). Esse modelo é fabricado pelas duas em polipropileno e você pode escolher entre bases diferentes, cores da “casca” e estofados diferentes, ou seja, pode personalizar sua Eames! Aqui estão todos os modelos, lembrando que são personalizáveis de acordo com as possibilidades do fabricante:

RAR

1 2 3

Acima o modelo RAR, que tem esse acabamento metálico transpassado e termina em peças para balanço! Ela é a minha preferida para ocupar o lugar da tradicional poltrona de amamentação, acho que dá um ar contemporâneo ao espaço e, de quebra, pode ser usado depois em outros ambientes!

DAX

1 2 3

Ai DAX.. Esse é um modelinho que eu gosto e não gosto ao mesmo tempo.Talvez seja o mais simplezinho de todos os irmãos, mas por outro lado é o que tem a carinha mais vintage. E ai eu fico nessa de amar ou não. Esse é um modelinho que eu não colocaria dentro da casa, deixaria numa área externa, não sei bem a razão, mas ele me passa essa carinha de varanda!

DAW

1 2 3

DAW é o modelo que, na inha opinião, está bombando mais ultimamente! Quase todas as revistas estampam alguma matéria ou exemplo em que esse modelo tenha sido utilizado. Devo dizer que essas perninhas em madeira acompanhadas desse metal trançado também conquistam meu coração! Acho que tem grandes chances de ser essa aí a minha escolha! <3 Só me deixando na dúvida em relação à…

DAR

1 2 3

Ai, minha santa da decor vintage, eu não aguento esses pés de metal! <3 Eles são muito lindos, e muitas vezes essa base é chamada de Torre Eiffel por razões óbvias! Acho tão charmoso e nunca consigo me decidir entre a DAR e a DAW. Qual vocês acham mais bonita?

PACC

1 2 3

Taí um modelo que eu dispenso, acho muito agressivo essa base com pés e rodinhas. E, na minha opinião, essas cadeiras funcionam melhor “paradas” apensar da leveza não me passa a impressão de um mobiliário dinâmico como o de um office, entendem o que eu quero dize? Ai a PACC me passa a impressão de uma adaptação que não deu certo. Inclusive, se compararmos à leveza das anteriores, dá pra perceber que essa vai para o outro lado. Vocês gostam?

DAL

1 2 3

Para mim a DAL é o meio termo entre a brutalidade da da PACC e a leveza da DAR. Eu gosto mais dessa que da PACC e suas rodinhas, e acho que ai ela tem uma carinha mais vintage futurista, como Jetsons que uma carinha vintage parada no tempo, entendem? Também acredito que ela tenha uma naturalidade maior em um escritório que em uma residência.

ARMCHAIRS ON STRECHER

1 2 3

Fechando nossas possibilidades com a armchair, temos a opção de ter essas cascas alinhadas em uma disposição própria de ambientes corporativos. Mas, da maneira certa existem saídas para quebrar a sobriedade desse módulo e colocar ele em uma residência. Esse modelo foi pensado para que só houvessem dois apoios facilitando a limpeza abaixo do móvel e a troca dessas peças  é bem fácil e pode ser feita apenas com uma chave de fenda.

tumblr_m9sjb96tjw1qc9o3no1_1280

Eu espero muito que vocês tenham gostado desse post. Este é um assunto que eu adoro e acabo me empolgando! Mas achei interessante a ideia de mostrar quem eram as grandes mentes por trás desse design que cada vez mais tem aparecido na mídia. Além disso, quis apresentar para vocês os diferentes modelos, assim fica bem explicado que todos vêm da mesma fonte e cada um tem sua peculiaridade! <3

Me conta ai, você gostou mais de qual?

footerpost
Está procurando arquiteto em Brasília? Então clica nessa imagem para conhecer meu perfil profissional!

That’s it e até quarta!!!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



39 thoughts on “Objeto de desejo – Tudo sobre a The Eames plastic armchair”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *