Batman vs. Superman – A casa do Bruce Wayne

Hi there!

Dia 04 desse mês eu assisti Batman vs. Superman e você pode ver minha opinião a respeito desses e outros filmes acompanhando meu instagram ou simplesmente a hashtag #MovieDropsAH. Mas teve uma coisa que me chamou muita atenção no filme e não foram o Henry Cavill, Jason Momoa ou o Ben Affleck. A arquiteta aqui ficou super animada quando vi o “cafofo” do Batman! Era Farnsworth House, assinada por Mies Van Der Rohe! <3

Cadeira-MR245
Mies!

Aí, quando cheguei em casa tratei de procurar mais informações, e não encontrei quase nada, mas achei o mais importante: A casa do filme não é a Farnsworth. Mas isso não torna o fato menos interessante, para o filme foi criada uma casa totalmente baseada na Farnsworth o que eu achei bem interessante! Essa casa é um marco da arquitetura modernista e do estilo internacional e esse Batman estava bem num estilo anos 80, nem um pouco minimalista, gostei do contraste.

A verdadeira Farnsworth House:

Farnsworth_House_2006

Foi construída em 1951 para a Dr. Edith Farnsworth, como um recanto onde ela pudesse passar os finais de semana e descansar e foi uma propriedade privada por 50 anos. Até quem 2003 foi comprada pelo Fundo Nacional de Preservação Histórica Norte Americano e hoje é um Museu.

Em matéria de arquitetura a casa passa uma sensação única de leveza e fluidez entre os espaços. A escolha de ter apoiado a casa sobre esse platô, a separando do solo é um elemento marcante dessa leveza, seguido pelas escolhas de materiais como vidro e aço. A composição interna da casa é feita com o mínimo possível de fechamentos, fazendo com que os arredores sejam elemento de composição do interior.

Apesar de maravilhosa, a própria Edith teve uma discussão com o Mies e chegaram a ir ao tribunal a respeito do fato da casa ser inabitável, isso pela falta de conforto térmico ou privacidade. E durante a cheia do Rio Fox que fica à frente da propriedade, ela inunda… No entanto, como Mies tinha os documentos e plantas aprovados pela Dr. Edith, ele ganhou a causa.

Já a casa do Batman utilizada nesse filme foi feita em Michigan e aparece bem pouco durante o filme, mas já foi o suficiente para eu ficar completamente vidrada. Existe um passeio interno 360° que você pode fazer pela casa e visitar inclusive a Bat Cave! Daí eu fiz uns prints de algumas áreas comparando com a verdadeira Farnsworth, bora ver?

Casa do Bruce Wayne – Pelas fotos e pelo tour virtual pode-se perceber que a casa do solteiro mais cobiçado de Gotham é maior que a casa projetada por Mies, e também tem acabamentos bem mais masculinos e escuros. Mas a semelhança é incrível!

Farnsworth: Esquadrias claras, cortinas claras, mobiliário em tons mais discretos e piso interno em madeira.

1 2 3

Incríveis as similaridades né? Achei ótima a escolha de mobiliário do Bruce Wayne! Bem modernista combinando em tudo com a inspiração. E lógico, transformado em mais dark para combinar com a personalidade do morador. Se você também gostou e ficou desejando elementos que transformem seu cantinho na casa do Batman ou na Farnsworth, aqui está uma seleção de coisas que podem ajudar:

eliane-iron-ext-60x120cm-01(1)
Porcelanato Esmaltado “Iron” da marca Eliane. Para dar esse efeito de concreto feat. aço corten no chão!

Para ter a mesa de escritório do Bruce Wayne que é a Tulipe assinada por Eero Saarinen é só comprar tampo + base na TokStok:

1 2

Na casa do Wayne as cadeiras de jantar e mesinha do home office são todas a do modelo BRNO na versão flat, bem como as do home office da Farnsworth, mas no caso da casa, eu não consegui reconhecer as de jantar, minha aposta é na cadeira MR. Quem souber, me avisa aqui!

Artesian-Moveis_0393

Chair BRNO Flat – Mies

MRchair880,10
MR Chair – Mies

Nos dois casos, as peças de estar são bem modernistas e os ambientes são compostos, entre outros itens, por:

poltrona-barcelona-08-1000x856
Poltrona e puffe Barcelona  –  Assinados por Mies
mr-chaise-03-1000x856
Chaise MR – Mies
258LS-~_(VO)_VOBLK_~_FZ.jpg
Barcelona Couch – Mies

O Sofá do estar do Bruce Wayne eu não consegui reconhecer, mas honrando os arquitetos modernistas, acho que esse aqui assinado por Le Corbusier pode compor bem com as Barcelona Chairs!

Moveis-0214_0158
Sofá LC2 – Le Corbusier

E então gostaram? Com esse post vocês já podem transformar a sala de vocês na casa do Bruce Wayne ou em um óasis de design modernista! Que costumam ser sempre bem tradicionais, funcionais e com poucos exageros. Gostam?

Como de costume, as imagens estão com link para a página em que peguei, entre as pesquisas estão lojas como Essência Design, Knoll e Artesian. Apesar de lojas conceituadas, eu nunca tive experiência como cliente então não me sinto confortável em recomendar ou não essas empresas!

Uma vez, em um DM, me perguntaram também o porquê do meu interesse por design. Bora para um mini-jabá do bem? Gente, eu sou arquiteta aqui em Brasília e completamente apaixonada por interiores, então se você for daqui e estiver procurando alguém para trabalhar contigo e transformar seus ambientes, pode entrar em contato, viu?

Espero muito que tenham curtido esse post, eu estava super ansiosa para colocar ele no ar e compartilhar esse conteúdo com vocês!

That’s it e até quarta! <3

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



24 thoughts on “Batman vs. Superman – A casa do Bruce Wayne”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *