Objeto de desejo – As cadeiras de Harry Bertoia

Hi there!

Eu sou bem curiosa por design de mobiliário e sempre vou atrás de ler a respeito das mentes criadoras daquele objeto. Hoje vou apresentar a vocês Harry Bertoia e suas criações, inclusive a Diamond Chair. Um dos meus objetos de desejo! <3

Harry-Bertoia

Harry e suas criações

Biografia

Arieto Bertoia nasceu em 1915 em um vilarejo italiano em Friuli e desde pequeno já era talentoso e noivas já pediam seus bordados e criações em seus vestidos! Nos EUA, seu primeirno nome foi americanizado para Harry e assim ficou. Em 1937 ele era aluno da Cranbrook Academy of Art in Bloomfield Hills em Michigan e conheceu nomes como Walter Gropius e Maija Grotell.

Em 1939, ninguém mais ninguém menos que Eliel Saarinen pediu que Bertoia permanecesse na academia mas para reabrir o ateliê de metalurgia. Com a guerra, Harry não podia usar muita matéria prima nas suas criações e foi “forçado” a se dedicar mais à joalheria, que usava poucos metais. Em 1943, Bertoia saiu de Cranbrook e foi para a California trabalhar com Charles Eames em suas criações usando madeira prensada, no entanto nenhum crédito foi atribuído a Bertoia, que largou essa parceria e seguiu em frente. Clique aqui para saber das criações assinadas por Eames.

1950 foi o ano em que Harry foi convidado pelos Knoll a ingressar o time com total liberdade para suas criações e, claro, com 100% do crédito em cima delas, e foi um sucesso, nessa época nasceu a famosa Bertoia Diamond chair. Mais ou menos nessa época Harry também foi convidado para trabalhos maiores como a escultura do altar da capela do MIT.

Harry faleceu vítima de câncer em 1978, em sua vida produziu mais de 50mil peças seus três filhos com Brigitta seguiram os passos do pai e os três são artistas. Bertoia está enterrado na propriedade da família abaixo de uma peça chamada Bertoia Gong que pesa 1 tonelada, e assim como outras peças de Harry produzem sons característicos.

l_bertoid-for-npr

Seu filho Val e a peça Bertoia Gong

Mobiliário

“If you look at these chairs, they are mainly made of air, like sculpture. Space passes right through them.” -Harry Bertoia

As peças de Harry hoje estão bem mais populares, no entanto seu principal fabricante ainda é a Knoll Furniture que produziu sua única coleção de móveis em 1952, tão bem sucedida que permitiu que ele vivesse o resto de sua vida apenas com os royalties dessas criações. Vamos conhecer as peças?

Bertoia Bar Stool

Essa peça é uma queridinha por mim, eu ainda quero ter essas banquetas na nossa futura casa, acho linda, leve e completamente contemporânea! E olha que estamos falando de uma peça criada em 52, atemporal! Vocês já viram ela aqui no blog durante a série ocupe o apê.

Fonte das imagens

No site da Knoll você pode escolher a cor do metal, se quer ou não assento (almofadinha) e o material dela. Nessa peça não existe a opção de estofá-la por completo. Aqui no Brasil ela está disponível para venda em várias lojas, na ETNA o peço dela é R$ 450,00, mas não vi opções de personalização.

Bertoia Bird Chair

Ok, meu coração bate mais forte por essa cadeira. não apenas pelo design mas pelo conforto dela. Harry estudou demais a respeito das formas do corpo humano e como trabalhar o mobiliário levando em conta as tais formas, então suas peças são conhecidas por serem muito confortáveis, tendo oportunidade, sente nessa peça!

Fonte das imagens

Ela tem o estofado completo e um design tão único! Inclusive amei nessa cor super diferente! Na Knoll você também pode escolher o tipo de tecido e as cores, aqui no Brasil não achei ela a venda, acreditam? Se souberem de alguma coisa, me avisem aqui nos comentários!

Bertoia Diamond Chair

Ou a cadeira que eu vou querer ter na nursery dos meus filhos. Não bastando esse modelo ser completamente incrível, agora a Knoll também tem a opção dessa peça com o metal dourado, olhem nas imagens e vejam que coisa mais linda! Ah, a Diamond Chair tem a opção de completamente estofada!

Fonte das imagens

Aqui no Brasil você encontra essas peças na Essência móveis, com estofado completo ou não, mas não vi a  opção do dourado, que pena!

Bertoia Side Chair

Talvez a peça que você mais tenha visto por ai! Ela é maravilhosa e comumente utilizada em salas de jantar! Gosto bastante dessa peça sem o estofado completo, apenas com assento, acredito que ela passe bastante leveza e combine com mesas mais pesadas.

Fonte das imagens

No site da Essência Móveis eu vi a disponibilidade dessa cadeira com e sem estofado completo e com o metal em cores variadas!

Bertoia Bench

Ok, esse você já deve ter visto por aí e sentado nele com certeza! O banco Bertoia é muito escolhido para áreas internas e externas acredito que também pela sua leveza e facilidade na hora de compor um ambiente! Essas perninhas em formato de “Y” são muito elegantes!

Fonte das imagens

Bertoia Asymmetric Chaise

Por fim a peça que eu acredito ser a mais escultural de todas, a chaise assimétrica. Ela só está disponível na Knoll através de encomendas, e foi considerada uma das maiores obras de arte do design americano. Gente, olhem essas formas, eu acho até que ela tem um “quê” de curvas femininas, vocês não acham?

1 23 4

Também não achei lojas com esse mobiliário disponível, caso alguém saiba, avisa aqui!!!

d3dfb8790ca98e619a6a2134c8999cc2

Uma curiosidade é que durante a pesquisa que fiz para elaborar esse post, achei uma série de fotografias chamada “Contact” de 1984 em que Gabrielle Basilico registrou a relação entre o corpo humano e o mobiliário, de que forma? Fotografando o derrière da pessoa após ela ter sentado em uma peça específica. Aparentemente, a artista disse que as cadeiras Bertoia causam a maior atração psicológica o que leva à maior reação física, o que acham? Para ver as fotos dessa série, clique aqui (!NSFW!).

35a295827249148c8cf5caa4cbb74a08

Espero que vocês tenham gostado de ler esse post tanto quanto eu gostei de escrever ele. Pensei em trazer mais conteúdo assim contando a história do criador do mobiliário e da peça em si, gostariam?

Thats’ it e até quarta!!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

6 comments on “Objeto de desejo – As cadeiras de Harry Bertoia”

  1. São chiques né..
    Queria muito delas em minha casa ..
    Beijos!

  2. Bia Martins says:

    Que legal, Amanda!! Vi dessas cadeiras na Etna semana passada e fiquei desejando também haha. Legal conhecer mais modelos e a história.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

  3. Blog Declara says:

    Eu amo todos os tipos de móveis coloridos, hihi. <3
    Lindas essas cadeiras, acho que super alegram o ambiente, ainda mais se forem misturadas, cada uma de cor. AMO!

    blogdeclara.com

  4. acho que elas dão um plus a mais na decoração!
    Lindas pra caramba.
    bjoka http://diadebrilho.com

  5. bbazinhaa says:

    Caracaaa, mudou muito aquii Mandinha.
    Ameeei as cadeiras, principalmente as douradas, são maravilhosas.

    Beijos, Love is Colorful

  6. CRSaburi says:

    Mt bacana o post. Parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *