Coisas que aprendi com a academia – Motivação, treino e amor próprio

Bom, estou completando alguns meses de academia, destes pelo menos o último foi completamente sem vacilos, estou indo de segunda a sábado. No início foi chaaaato  levantar para ir, mas agora tem sido rotina! Estava pensando nisso esses dias e acabei percebendo que meu discurso mudou de várias maneiras e eu tenho aprendido coisas novas!

Separei algumas para publicar por aqui e compartilhar com vocês. Assim se alguém também estiver passando por essa fase podemos conversar, trocar experiências e incentivos. Pode até se tornar hábito, mas é sempre melhor quando se está acompanhada! Se você quiser saber a razão para eu resolver mudar de estilo de vida, clique aqui nesse post.

“Preciso emagrecer um pouco antes de me matricular”

2085cdb96272a0d6aea3b9bbfb5bc221

Eu era a rainha de falar isso por aí, estabelecia metas que nunca atingia e nunca me matriculava. Exemplos: “vou tentar correr 5k antes de me matricular”, ou tentar perder uns 3kg antes de começar. Resultado, esse dia nunca chegava e hoje eu vejo que perdi boas oportunidades de ter dado o primeiro passo para uma vida mais saudável!

Você não precisa estar preparado para a academia, você está indo para lá para se preparar! Não existe uma nota de corte no teste de esforço físico para te aceitarem, e eu acredito que seja ainda melhor chegar lá do jeito que você está hoje e começar a crescer com o auxílio de profissionais do que tentar um “método caseiro” e fazer errado, ou nem sair do lugar!

“Mas eu como direitinho”

709f5927a743241a1bbcf32abb7ad382

Em relação à alimentação de uns anos para cá eu me tornei bem chatinha com as coisas que eu colocava dentro de casa, tudo integral, light, diet, zero e etc! E na minha cabeça eu estava comendo direitinho, assim como quando comecei dieta (acompanhada por nutri) e exercício também achei que estivesse, mas meus resultados ainda estavam devagarzinhos.

Mas semana passada tive uma consulta com um nutricionista esportivo e vi que alimentos são extremamente complexos, saber tirar proveito de cada um deles é a melhor coisa que você pode fazer quando está se exercitando. Então nem sempre o que tem “zero” na embalagem é o ideal para você e sua alimentação aparentemente bacana pode estar te freando.

“Só funciona com personal”

AP_Rami_Niemi_MrPorter_7_2x

Já tive a experiência de ter um personal me acompanhando e realmente é muito bom, o que não significa que sozinho você vai estar completamente largado. Bom, em algumas academias pode ser que sim, já me matriculei em uma que o rapaz sequer olhou nos meus olhos para passar meu treino, mas na minha atual academia, todos os professores são atenciosos e ela não é lotada então nenhum aluno fica excluído.

Então essa minha ideia de que eu estaria super solta fazendo tudo errado é mentira! Muitas vezes estou lá ouvindo minha playlistinha e recebo um “desce mais nesse agachamento”, “melhora essa postura” ou “deixa eu mostrar como é”. Fora as mil ajudas com os aparelhos.

“As pessoas vão pelo social”

f10b343d6011125a7b914a0e99b1c687

Ok, sempre vai ter quem vá pelo social, uma vez na mesma academia do instrutor away eu demorei muito para conseguir completar o treino pois em todos os aparelhos haviam pessoas ocupando e conversando ao invés de ocupando e malhando. Mais uma vez vai do perfil da sua academia, na minha são pessoas mais velhas, muitas vezes mães que malham enquanto o filho faz judô ou outra atividade, e de quebra os usuários mais novinhos seguem esse mesmo estilo. Só amor! <3

“Vão me julgar”

4be4534de25236b9eb588a9bca0d8030

Essa é misturada com a primeira, eu tinha muito receio de ser julgada ou de que pessoas rissem da minha incapacidade de correr ou fazer algum exercício. Quer saber? A galera não está nem ai, a pessoa ao seu lado está mais interessada em se concentrar no treino dela contando repetições ou minutos do que curiosa pelo seu rendimento! E o pior, quem mais me julgava esse tempo todo era eu mesma! Parei de me cobrar por um rendimento xis e me concentrei em ir devagar e sempre!

<3

Eu acabei não conseguindo acompanhar o ritmo louco do snapchat e documentar tudo que ando fazendo por aqui, mas eu sei que vocês gostaram então vou correr atrás de manter! Minha intenção não é bombardear vocês de assuntos fitness ou dizer que corpos têm que seguir um padrão, pelo contrário. Vocês sabem que eu apoio o amor próprio e a consciência body positive!

Cheguei na academia acima do peso, quase nada de músculos ou massa magra, problemas de postura e muita gordura a perder! Agora que fiz a segunda avaliação, recebi os resultados desses esforços. Menor percentual de gordura, melhora no teste de esforço físico, músculos onde antes “não haviam”. Estou me sentindo bem menos cansada nas atividades do dia a dia e muito mais animada e essas mudanças têm me estimulado até a movimentar áreas da minha vida que estavam paradas!

Todas essas mudanças têm sido positivas, minha intenção ao largar o sedentarismo era melhorar minha qualidade de vida e estar fisicamente pronta para um desejo futuro. Com certeza ainda não cheguei no meu objetivo, mas pela primeira vez em anos de efeito sanfona e dietas loucas acredito que posso chegar lá.

Lógico que grande parte dos avanços são nosso mérito próprio, somos nós levantando peso, cumprindo a dieta e fazendo o esforço. Mas, no meu caso não tem como olhar esses resultados e não agradecer meu marido também! Ele foi meu maior incentivador dessas minhas mudanças e tem me ajudado a seguir em frente. Ti, obrigada! <3

Então, está precisando de alguém para conversar, trocar ideia e motivação? <3 Me procura aqui nas redes sociais e vamos juntas!

fb instapin

Espero que tenham gostado! Desejo um ótimo final de semana! 🙂

As imagens desse post foram vieram do Pinterest e para acessar a fonte basta clicar nelas, mas pode ser que não tenha nada a ver com o tema do post! Já esses ícones em aquarela você encontra aqui.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

0 comments on “Coisas que aprendi com a academia – Motivação, treino e amor próprio”

  1. Julie Chagas says:

    Queria eu ter disposição de ir todos os dias certinho! Pago a academia, mas só vou umas 10 vezes no mês, hahaha. Preciso me policiar mais!

    1. Ai Julie, foi difícil achar essa disposição, mas agora que encontrei não quero mais largar! hahaha
      Beijos!!!

  2. Bruna says:

    Oi, Amanda! Já “sofri” tanto com esse negócio de academia, já me matriculei e parei um milhão de vezes. As desculpas sempre existem e são muitas, né. É muito bom quando a gente encontra a motivação que você encontrou, começamos a sentir prazer na atividade e realmente ver mudanças. Eu consegui isso no Tênis. Torço para que sigas firme e forte na busca pelo teu objetivo e isso se mantenha por muito tempo 🙂 Beijinhos

    http://www.chezb.com.br

    1. Minha irmã ama tênis! <3 Eu acho estiloso hahaha Adoro as roupas dela!
      Obrigada pela torcida!!

  3. Lari Reis says:

    Muito bacana esse post, Amanda!
    Eu faço academia há anos e estou sempre aprendendo lá. Não apenas sobre os exercícios, mas sobre mim, sobre associar corpo e mente, sobre lidar com outras pessoas (afinal, tem mesmo o lado social)…
    Sobre alimentação, gostaria de compartilhar! Em uma das minhas idas à nutricionista, descobri que até para comer frutas a gente tem que ter moderação. Então, sempre recomendo mesmo que as pessoas busquem orientação profissional!
    E é sempre bom quando alguém se oferece para ser “orientação” motivacional, como você com esse post 🙂

    1. Isso mesmo!! Tudo tem que ser moderado, mas acho que sem aquela nóia sabe? O melhor é ter acompanhamento profissional mesmo!!!
      <3 Fico feliz que tenha gostado do post, espero completar anos de academia um dia também hahahaha

      1. Lari Reis says:

        Vai completar sim 🙂
        O acompanhamento profissional ajuda bem a manter as coisas equilibradas. Saber o que pode e o que não pode sem surtar e virar a loca das restrições/dietas/etc 🙂

  4. Simone says:

    Oi, gostei do post, faz uns dois meses que não vou, mas a culpa é do meu namorado, só vou com ele haha e ele ta me enrolando, malhar é muito bom e eu prefiro nos períodos da manhã.

    1. Eu também vou pela manhã! É ótimo né? Ficamos dispostas!

  5. Amanda, estou precisando voltar firme, parei pra viajar e desanimei..
    Mas vou voltar, amei o post!
    Beijos!

  6. Ah que arraso!
    Adorei o texto Amanda. E é isso mesmo, a gente precisa se motivar e correr atrás do que desejamos.

    Sobre a questão do julgamento, eu achei mega engraçado porque eu tenho a mesma visão, entretanto é do outro lado. Tendo em vista que sou magra, as pessoas me olham tipo “Sua louca. O que está fazendo na academia?”. Já aconteceu várias vezes de me perguntarem porque eu vou à academia, e eu sempre respondo que vou porque busco qualidade de vida.

    Diga-se de passagem, voltei pra academia há alguns meses e estou amando! É muito bom a gente perceber as mudanças no nosso corpo, aquelas que a gente almeja!
    Outra coisa que comecei a fazer logo que voltei pra academia foi o yoga, e olha, que maravilha. Tá certo que onde eu faço é mais uma aula de alongamento do que a meditação, mas eu amo mesmo assim e recomendo.
    xD

    Beijinhos e continue motivada!
    ;**

    1. Eu amo aulas de alongamento! <3 hahahaha
      Vamos nos motivando juntas!! 😀

  7. Achar motivação e acreditar na gente é complicado, mas quando encontramos só queremos fazer aquilo. Que bom q os resultados estão aparecendo e te deixando motivado, que seja assim pra sempre! Cuidar do corpo é se amar mais <3
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Verdade Wan, disse tudo! <3

  8. aiii, eu sou a mais enrolada para academia. me matriculei 2 vezes e parei assim que acabou o primeiro mes hahaha agora fico indo as vezes na do predio.. preciso dar um gás de ânimo aqui!!! beeeijo

    1. Lorraine! <3 Conta comigo para motivação, vamos juntas nessa saga hahaha

  9. Camila Tuan says:

    Acho que eu estou precisando de motivação auhauahauah.
    E não pra academia em si, é pra entrar na natação, e é algo que eu tenho a maior vontade, mas me falta animo. Mas foi muito bom ler seu post pra dar uma animada. Se eu me matricular eu te falo rs.

    Beijos

    1. Oi Cah! Pratiquei natação por muito tempo, adoro! <3

  10. Bia Martins says:

    Amanda, antes de entrar na academia eu passei exatamente por tudo isso! O maior motivo era pensar que todo mundo ia fofocar sobre mim hahah. Logo no primeiro mês vi mesmo que ninguém estava nem aí, todo mundo estava ali pra malhar. Alguns pra conversar mais eu não tenho nada a ver com isso também. Eu to meio relapsa com a alimentação, seu texto me serviu de inspiração.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    1. Pois é, de onde a gente tira essas besteiras né? hahaha
      Que bom que o texto ajudou! <3

  11. Eu tô desde janeiro prometendo e até agora nada D:
    A maioria dos meus receios estão nesse post, achei bacana você abordar eles!
    Força na peruca, Amanda <3 haha

    Cá entre nós, miga!

    1. Oi Sthefanny! Quis abrir o coração nesse texto justamente por isso, se eu consegui superar esses receios, todo mundo consegue! <3

  12. Thami says:

    Eu não consigo fazer nada de exercício em casa, porque sempre faço errado e acabo ficando machucada. Isso sobre a alimentação é certo, minha mãe vive comprando coisa light e diet, sendo que não tem diferença se ela faz uma batata frita ou um aipim frito pro almoço. O(A) personal muda mesmo, quando é alguém que tá ali vendo que você tá fazendo errado e/ou tá muito leve pra você, já ajuda mudando algumas coisas ali e aqui pra ficar na medida certa. Essa mudança de academia só te ajudou pelo visto. Eu ainda não tenho condições de pagar uma academia, mas o que mais me afronta quando entro em uma pra pesquisar preços é entrar em uma academia em que todo mundo já é em forma e parece que todo mundo olha com aquele olhar de julgação, sabe? Hahahaha! Mas sei que isso é só coisa da minha cabeça e que eu prefiro entrar gordinha e sair em forma, do que entrar gordinha, ficar mal pelo ~olhar julgador~ e sair gordinha também. Enfim, adorei o post!

    Beijos!
    http://www.likeparadise.com.br

    1. Oi Thami! Ai esse olhar julgador era meu maior medo, mas depois de um tempo a gente percebe que a maioria das pessoas não está nem ai para isso! <3 Que bom que gostou do post!! Beijos!!

  13. Thayse says:

    Que post mais lindo e motivador <3 Quero muito ter uma vida mais saudável, tô sedentária demais. Eu caminho bastante, mas sinto falta de fazer algo com uma certa rotina e que eu sinta que estou me exercitando pra valer.

    Boa semana!

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    1. Oi Thay, estou amando acompanhar seu cotidiano! Realmente fazer as coisas a pé ajuda muito, mas olha, existem vários vídeos de rotinas de alongamento, yoga e pilates que podem te ajudar! <3 Dá uma olhada no canal "Popsugar Fitness"!

  14. Giuli Castro says:

    Eu to super precisando voltar para academia e uma alimentação um pouco mais saudavel. Consegui diminuir muita coisa ruim que como, mas todo dia é uma nova luta. Agora estou procurando uma academia que eu goste por aqui, queria fazer funcional. Preciso começar logo.
    Adorei seu post, me deixou bastante motivada!
    Beijos

  15. duanebuture says:

    Oi Amanda!
    Vi no insta que você tinha feito esse post, super fiquei interessada pra ler, demorei, mas vim comentar, finalmente hahah.
    Meu maior problema com academia nem é isso do olhar reprovador, ou até mesmo de ficar largada fazendo exercício errado. É justamente a parte de “as pessoas vão só pra fazer social”. As poucas vezes que fui não gostei por isso. Bom saber que depende muito do lugar.
    Atualmente eu perdi o pique de malhar em casa, (eu tava bem focada com o aplicativo Sworkit, conhece ele?) mas quero muito voltar logo!
    Muito legal isso de você falar que cada corpo é de um jeito, e que temos que nos amar do jeito que somos. É bem isso! Devemos buscar a mudança quando nosso estado estiver atrapalhando ou incomodando. Senão, nada de mudar só pra agradar os outros. (Adorei a imagem de deixar a si mesmo orgulhoso, vou até salvar ❤).
    Beijos!

    claramenteinsana.com

  16. Amma Freire says:

    Oi Amanda, tudo bem? Tirando um ou outro item eu passei por isso também, estou há dois meses na academia, e tirando essa semana que fiquei doente, eu vou com pulso firme, mas morrendo de vontade de ficar dormindo. Ainda não mudei minha alimentação, estou indo aos poucos porque sou difícil com mudanças, mas espero poder chegar no resultado que eu quero em breve, ^^
    Adorei a postagem, beijos
    sombradosdezoito.blogspot.com

  17. Clara Rocha says:

    Adorei o post. Eu sinto que eu não consigo evoluir muito na academia, porque em geral eu não gosto muito de exercícios repetitivos, eu não gosto de ficar um mês fazendo o mesmo exercício. EU sou um tipo de mulher que me entedio com facilidade. Sem contar, que eu gosto mesmo é de jogar bola, vôlei, e fazer luta. Mas acho que existe um certo equilibrio, entre encontrar uma academia, que também forneça outras atividades, assim você pode fazer de tudo um pouco! Eu fico muito feliz por você estar indo na academia e espero que você continue seguindo essa meta! E que incentive cada vez maispessoas. Eu me senti inspirada pelo seu post. Tudo o que você escreveu, me fez sentir que também psso conseguir 😀

  18. Maria Lua says:

    Disposição é o que me falta… Quem me dera!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *