Tudo sobre decoração hispânica – Spanish Style

Vamos começar definindo o que é esse Spanish Style. É um estilo de decoração super popular nos Estados Unidos e com certeza você já viu aos montes em filmes e séries. Como o nome já diz é uma decoração baseada em elementos da cultura espanhola, suas raízes são bem antigas e sempre foi muito popular. Em excesso não faz muito meu estilo, mas existem várias características que podem ser utilizadas para trazer esse ar mediterrâneo para casa sem muitos exageros. Nesse post vou mostrar um pouco do estilo, seus pontos fortes e exemplos.

11b5727479844c22d20acddb881d5217.jpg

Vale a pena começar explicando que ainda dentro de Spanish Style existem várias subdivisões do estilo, que vão marcar diversas áreas da Espanha. Existem decorações mais rústicas, mais elegantes, mais coloridas ou até mesmo mais neutras. Algumas até buscam trazer um ar mais latino para o ambiente. Seria super longo querer falar e apresentar todos em um post só, então vou mostrar alguns itens mais fortes desse estilo, combinado?

Histórico nos EUA

Vamos voltar no tempo? Quando a Espanha estava sob influência moura, seus líderes construiram Alhambra em Granada, um dos lugares que morro de vontade de conhecer! Este já é um belíssimo exemplo de arquitetura, azulejos riquíssimos, arcos, água… Aí avançando um pouco na história, temos a colonização dos Estados Unidos pela Espanha, e o que normalmente vem com a colonização de um país? A mistura de culturas, o que sempre fica muito claro na arquitetura, como eu digo, a arquitetura e a arte são formas de concretizar momentos históricos.

Como exemplo do estilo arquitetônico que estava chegando, temos o Palácio dos Governadores (1610) em Santa Fe, New Mexico. Como Igreja e Estado sempre andavam juntos, também era interesse da Espanha espalhar o Cristianismo e Igrejas sempre conseguem mostrar de forma exuberante os estilos arquitetônicos de um país. Um outro exemplo lindo é San Xavier del Bac Mission (1797) que fica nos arredores de Tucson (foto abaixo).

mission-san-xavier-del-bac-6989402755.jpg

Outro bom exemplo é a cidade de Santa Barbara, que em 1925 sofreu um grande terremoto e durante sua reconstrução foi escolhido o Spanish Style Revival para os prédios do governo. Um dos arquitetos que mais carregava o estilo foi George Washington Smith, você pode ver o seu trabalho clicando aqui nesse link.

Santa_Barbara_downtown_shopping_center.jpg
Santa Barbara

Arquitetura

11fbc3b057012a79bd8f802455c4b2db.jpg

Casas feitas seguindo o Spanish Style têm características bem marcantes, um local onde pode-se observar bem este estilo é na Califórnia. Alguns pontos prevalecem e podem te ajudar a identificar uma delas:

  • Paredes externas brancas;
  • Arcos;
  • Detalhes feitos com metais;
  • Telhados com telhas aparentes e vermelhas. (Usualmente telhados baixos);
  • Nos casos mais rústicos, vigas ou beirais aparentes de madeira;
  • Detalhes com azulejos em cores quentes.

Decoração

Para a decoração, também vale a pena reforçar que existem várias nuances desse estilo, alguns serão mais rústicos e outros serão mais contemporâneos. Dosando bem, ambientes decorados no Spanish Style podem criar uma sensação de aconchego e classe fora do comum. Vamos aos exemplos e imagens!

escadas.jpg
1 23

As escadas normalmente são obras de arte. Elas costumam ter em seus espelhos azulejos coloridos e super charmosos, já o degrau normalmente é de uma cor lisa em tons terrosos. Pode ser inclusive de madeira. O conjunto corrimão e guarda-corpo costuma dar um show a parte, eles são em ferro e apesar de ser uma matéria prima pesada os trabalhos feitos costumam dar  leveza ao resultado final.

pisos.jpg
123

Os pisos normalmente são em madeira, pedra ou até mesmo azulejos. Podem ser dispostos inclusive formando mosaicos como na terceira foto. O mais usual é que sejam de uma cor mais neutra e contrastados com tapeçarias mais coloridas.

tetos.jpg
12 3

Os tetos podem ter as vigas aparentes em madeira. A combinação, cor e estilos delas vão depender do resultado final desejado. Podem criar um efeito mais rústico ou mais simples variando de acordo com essas escolhas. Inclusive elas podem não ter nada a ver com a concepção estrutural  da casa e podem ser encomendadas e instaladas em casas que tenham outro tipo de estrutura. Bônus para os incríveis lustres feitos em ferro!

nichos.jpg
123

Tradicionalmente nichos nessas casas eram utilizados para criação de um altar para a imagem de algum santo, já que eram famílias bastante católicas. Hoje em dia, pode-se ter os nichos ainda que sem a conotação religiosa, variando o tamanho, local e até mesmo quantidade, é possível manter essa influência tradicional e aplicar ao seu estilo de vida.

arcos.jpg
123

Arcos marcando passagens ou definindo limites também são uma característica bem marcante deste estilo de arquitetura. Eles podem ser utilizados em varandas externas compondo a fachada ou até mesmo dentro de casa, separando ambientes.

walls.jpg
12 3

As paredes internas podem ter um acabamento mais rústico feito em gesso e até mesmo criando uma espessura mais grossa que o tradicional e com acabamentos arredondados para fazer referência ao estilo. Também podem haver algumas paredes com revestimentos em pedras e para um estilo mais contemporâneo uma parede “normal” pintada com cores mais quentes pode fazer a referência sem tantos detalhes.

detalhes.jpg
1 2 34

Alguns outros detalhes podem enriquecer o estilo escolhido, entre eles estão portas com dobradiças diferentes, janelas com trabalhos em metal, lustres e luminárias em aço ou até mesmo móveis feitos em madeiras de lei ou mais escuras. Na decoração, cores mais quentes sempre conseguirão trazer este ar espanhol rústico e mais claras o lado mais mediterrâneo.

É um tipo de arquitetura que eu amo, durante nosso passeio pela Espanha eu estava completamente encantada com tudo que eu via e definitivamente moraria em uma casa neste estilo, mas não tão rústica.

Espero que vocês tenham gostado desse post, sabem que eu amo trazer aqui elementos da arquitetura ou estilos e contar um pouco da história deles, é um tipo de post que dá trabalho mas eu AMO! Me digam se gostam, posso tentar fazer mais nesse estilo! <3

Clicando aqui você pode conferir os posts da nossa viagem pela Europa e clicando aqui pode conhecer os vlogs e dar uma olhadinha na arquitetura de Valencia e Barcelona.

footerpost
Procurando um arquiteto em Brasília? Clique na imagem acima e visite minha página profissional.

<- Ilustração por: Luis Romero

Bibliografia para pesquisa do material deste post:

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



0 thoughts on “Tudo sobre decoração hispânica – Spanish Style”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *