O que devo considerar ao comprar uma cadeira de escritório?

Presentation1

Tenho certeza de que, assim como eu, você também passa boas horas sentado em uma cadeira de escritório trabalhando e se bobear também volta para a frente do pc nas horas de lazer para navegar pelas redes sociais ou jogar um pouco. Esse somatório de horas pode estar prejudicando você se além da postura errada você também está na cadeira errada, vejo amigas minhas também na casa dos 20 e poucos reclamando de dores nas costas e possivelmente a razão é essa. Como arquiteta, tenho que lembrar que nem sempre a melhor escolha estética vai ser a melhor escolha ergonômica. Então aqui estão alguns tópicos a se observar:

  • Apoio Lombar!

A maioria das cadeiras novas já têm essa curvinha no encosto que serve para fazer o apoio da lombar, afinal nessa curvinha que a sua coluna vai se encaixar para que você mantenha uma boa postura. Caso sua cadeira não tenha essa apoio ou você não encontre uma que tem, várias empresas vendem apenas o apoio para que você consiga dar um upgrade na sua cadeira. A longo prazo a falta desse apoio pode te causar dores severas.

1039939c37e0d3aa4b3c8bbc6f43ca47
Lindinha e com apoio!
  • Mil ajustes!

Num mundo ideal, todas as cadeiras e mesas de escritório manteriam um padrão de altura, infelizmente isso não é possível afinal nós não mantemos um padrão para altura, então dificilmente seria possível um desenho universal. Uma coisa a se considerar ao comprar a cadeira é que por mais que existam cadeiras lindas como as Eames ou as Bertoias, deixem elas para penteadeiras ou outros ambientes em que se fica pouco tempo sentado. Elas são fixas e não permitem regulagens de alturas, busque sempre o oposto disso! Além de regular altura, cadeiras hoje também personalizam altura do apoio de braço e outras funcionalidades. Quantos mais ajustes possíveis, melhor!

Super lindinha e ajusta assento, braços, costas, altura e etc...
Bonita e ajusta assento, braços, costas, altura e etc…
  • Looks!

Por mais bobo que vá parecer esse tópico, ele merece ser dito. Prestem atenção em detalhes como estofados e acabamentos. Estofados de couro são super elegantes e dão aquela sensação de biblioteca charmosa, mas para um office em locais quentes pode se tornar seu pior pesadelo, para essa situação prefira as cadeiras que têm costas em tecido vazado (que parece uma redinha, sabem?). Também veja o tipo de rodinha, experimente e veja se é fácil de se mover nela, se é muito barulhenta ou não! E também veja se ela permite rotação, afinal se a cadeira é fixa, quem vai girar é sua coluna, certo?

Definitivamente Beyoncé woulnd't put up with a terrible offce chair!
Definitivamente Beyoncé woulnd’t put up with a terrible offce chair!

Ok! Vamos considerar que você comprou sua cadeira perfeita, e agora? Como saber os ajustes que têm que ser feitos? É só seguir os tópicos abaixo:

  1. Altura do assento: Quando estiver sentado, a sola dos seus pés devem estar tocando o chão por completo. Sem ser naquele estilo só a pontinha ou que você tenha que esticar as pernas para caber;
  2. Profundidade do assento: Da parte de trás do seu joelho até a beiradinha do assento, deve ter um gap de no máximo 3 dedos;
  3. Apoio para braços: Seu cotovelo deve estar apoiado, mas nunca numa posição mais alta do que estaria normalmente;

Dei uma busca nas opções nacionais de cadeiras e separei algumas que atendem aos pré-requisitos listados aqui nesse post, quem sabe uma delas não te conquista? Mas fica a dica de que o melhor sempre vai ser comprar na loja para poder experimentar. Dicas finais: é bom levar também as medidas da sua mesa para facilitar na hora da compra e pode ser melhor buscar sua próxima cadeira em uma loja especializada em mobiliário para escritório!

1 - 2 - 3
123

Gostaram das dicas? Me contem aí nos comentários!

Está procurando Arquiteto em Brasília? Então clique nessa imagem e acesse minha página profissional!
Está procurando Arquiteta em Brasília? Então clique nessa imagem e acesse minha página profissional!
Pesquisa de público
Que tal responder à pesquisa de público? É super importante para mim e não vai demorar quase nada!

 

Fontes da pesquisa:

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



13 thoughts on “O que devo considerar ao comprar uma cadeira de escritório?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *