Como montar um Home Office com referências clássicas?

Em casas mais antigas de famílias tradicionais era comum ver salas bem suntuosas para o home office e a biblioteca, essas são conhecidas como Victorian Library justamente por existirem em casas da época Vitoriana. Uma referência mais contemporânea seria algo como o study do Richard Gilmore em Gilmore Girls e uma referência mais tradicional seria a de Downton Abbey.

Richard-Gilmores-study-611x458
Quem ai também está maratonando no Netflix? <3

Eu gosto desse estilo clássico de home office, na verdade amo alguns elementos em separado mas não posso afirmar que amo a composição inteira entendem? Não montaria um cômodo assim na minha casa mas com certeza pegaria algumas ideias! Como sei que não estou sozinha no mundo, nesse post vou te dar dicas para dar um ar clássico ao seu home office sem fazer dele um ambiente tão pesado ou até mesmo tão masculino.

Cores

Tradicionalmente, este ambiente costuma ter cores em  tons de bege. Nas paredes, essas cores podem chegar  com papéis de parede ou combinações de boiserie. Nos móveis podem se escolher peças em madeiras de lei em cores escuras ou peças com estofados em couro.  A escolha das cores e o uso delas pode determinar se seu home office será mais tradicional ou contemporâneo com referências clássicas.

colorpallete

Usando as duas cartelas de cores acima, podemos observar que cores similares podem causar efeitos diferentes. A primeira pallete (do cavalo) mostra cores usuais para um home office tradicional. A segunda pallete (da ovelha) mostra um bom exemplo de como usar as cores tradicionais, até mesmo as mais escuras, quebrando a seriedade delas. É comum que hajam cores fortes em alguns detalhes para contrastar com esses tons de beige, entre as escolhas mais comuns estão: vermelho, verde e azul.

Aqui algumas imagens de referências bastante clássicas para vocês observarem essa paleta mais escura em ação, o resultado só funciona bem pelo tamanho dos cômodos, ficaria bem claustrofóbico em um apartamento. Acho super pesado e masculino, mas se observarem com cuidado existem várias referências que podem ser aplicadas para quem quer trazer um pouquinho deste ar clássico!

1 - 2 - 3
123

Móveis-chave

Alguns móveis são figurinha repetida na maioria das referências, por serem diretamente associados ao home office clássico, eles são uma ponte direta para quem quer fazer um mix and match entre contemporâneo e clássico.

Mesas

1 - 2 - 3 - 4
12 34

Tradicionalmente elas são feitas de madeira de lei, uma matéria prima que sempre foi bastante cara e continua sendo. No entanto, a durabilidade dessas peças é incrível, podendo sempre ser uma opção comprar uma usada e com um marceneiro de confiança reformar ela. Trocar fechaduras e puxadores, lixar e envernizar. Querendo se jogar de cabeça na ideia, compre uma peça bem tradicional como na figura 3, mas mantenha o restante do ambiente bastante neutro. Agora para ter uma referência simples mas eficaz, uma peça como a das figuras 1 e 4 são o ideal.

Estantes

1 - 2 - 3 - 4 - 5
1 2345

Nada de prateleiras, os offices tradicionais contavam com estantes embutidas. Hoje em dia diversas lojas de móveis planejados têm acabamentos mais escuros que podem trazer esse ar tradicional. Ou, se você conhece na sua cidade um marceneiro das antigas, ele pode fazer uma estante no estilo das que eram feitas antigamente. Alguns detalhes fazem a diferença nesse caso:

  • Escolha ter portas na parte de baixo, assim a referência ao tradicional fica ainda mais evidente;
  • Decidiu por uma madeira escura mas não quer que fique tão pesado? Peça para que os nichos não tenham fundo e mantenha suas paredes em cores claras. Indo além, você ainda pode iluminar os nichos ou colocar alguns com fundo em espelho;
  • Quer mais tradicional? Mantenha nichos de mesmo tamanho. Quer deixar mais contemporâneo? Mantenha a base e os nichos superiores iguais, mas faça um nicho maior no meio por exemplo para uma peça em destaque ou uma pintura;
  • Considere a opção de fazer as portas da parte de baixo com molduras no acabamento;
  • Se escolheu utilizar uma mesa mais tradicional, opte por uma estante mais leve, possivelmente mais clara e sem tanta textura.Branco é sempre uma boa opção.
  • Na hora de escolher a espessura das peças, peça que sejam um pouco mais robustas, principalmente se vai guardar muitos livros. No mínimo as prateleiras devem ter 25mm de grossura.

Objetos clássicos

1 - 2 - 3
123

Alguns objetos podem ser utilizados como referências sutis na sua decoração, possivelmente serão encontrados em brechós ou até mesmo parados por aí na casa de algum parente mais velho. De qualquer maneira eles podem ser misturados sem medo em uma decoração mais contemporânea deixando entrar um pouco o ar de home office tradicional. Outra opção simples e bacana é dar molduras mais tradicionais ou mais amadeiradas aos seus quadros, ainda que eles sejam super contemporâneos!

ee09dde881cfbfbde313a6a827df46a4

Espero que tenham gostado desse post e até quarta!

Está procurando Arquiteto em Brasília? Então clique nessa imagem e acesse minha página profissional!
Está procurando Arquiteto em Brasília? Então clique nessa imagem e acesse minha página profissional!
IMG-20160717-WA0003.jpg
Tem um tempinho livre? Então responde essa pesquisa de público? É bem simples e super rapidinha, juro!

 

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments



12 thoughts on “Como montar um Home Office com referências clássicas?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *