Motivação ou disciplina?

Quem me acompanha nas demais redes sociais sabe que tudo tem sido bastante corrido, Tiago trocou de emprego na mesma semana em que eu comecei a dar aulas em uma escola de Inglês. Sendo assim toda a nossa rotina de mais de seis meses foi por água abaixo, agora são novos horários de sair e chegar em casa, novos trajetos e tudo mais. Só depois de duas semanas conseguimos acertar nossas novas vidas aos nossos compromissos como academia e preparo de refeições.

Como isso aqui é vida real, estou admitindo que deu tudo errado nas últimas duas semanas, teve comida fora de casa, teve junk food, houveram refeições esquecidas e treinos perdidos. Mas não é a primeira vez que isso acontece, no entanto foi a primeira vez em que eu me senti 100% mal por estar pisando tanto na bola assim, isso justamente por eu finalmente ter chegado ao patamar da disciplina.

E essa é uma das coisas que eu aprendi recentemente, para que sua cabeça e foco estejam no lugar certo, além de motivação é importante ter disciplina. Você e eu sabemos da importância de comer bem ou exercitar regularmente, temos noção da diferença (positiva) que esses hábitos têm nas nossas vidas, sendo assim precisamos de disciplina para manter a constância deles no dia a dia.

3c8a99bcc321cd97a59baf66e3be36cb

Mas o que é motivação e o que é disciplina?

  • Motivação! De acordo com o Michaelis: 1 – Ato ou efeito de motivar; 2 – Série de fatores, de natureza afetiva, intelectual ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento.
    Ou seja, motivação é um fator externo que está determinando seu comportamento naquele momento. Exemplo um tênis novo super maravilhoso que te faz querer sair correndo 5k!
  • Disciplina! Também de acordo com o dicionário: 1 – Comportamento exemplar; 2 – Regime de submissão às normas ditadas pelos superiores.
    No caso da disciplina você está obedecendo à uma regra, apesar de ser uma palavra mais pesada, podemos entender como regra aquela de uma rotina mais saudável, então nossa disciplina seria obedecer à essa rotina. Uma série de “normas” que você mesmo dita, então a disciplina depende somente de você.

Já li em vários blogs e matérias que esses dois não andam juntos, que é melhor ter mais motivação ou ter mais disciplina. Na minha experiência eu percebi que preciso muito de disciplina, justamente por eu ter uma “neura” em ter tudo milimetricamente cronometrado e planejado. Mas também preciso da motivação, como já expliquei nesse post aqui, é importante ter alguma coisa te esperando ali na esquina, não dá para viver só de disciplina!

No meu caso disciplina facilmente se mescla ao estado de viver uma rotina. Eu amo <3 rotina, adoro ter listas e planejamentos. Então se na minha rotina está incorporada a academia, é mais fácil que eu tenha a disciplina de estar lá. Com o tempo percebi que não adianta saber que em algum momento do dia terei que ir para a academia, preciso deixar separado e agendado uma hora para isso, na minha nova rotina essa hora é 6h da manhã. Ouch, me tornei uma dessas pessoas que acorda super cedo para malhar, acreditem…

CROSSFIT_illu_02

E para vocês como funcionam as coisas por ai? Estou começando agora nesse novo estilo de vida, afinal o que são meses de vida saudável em comparação a 25 anos não é mesmo?

Beijos e nos vemos no próximo post!

Link para a featured image desse post!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

3 comments on “Motivação ou disciplina?”

  1. Bruna says:

    Oi, Amanda! Sei bem o que estás vivendo e sentindo, comigo é assim também. Disciplina me é essencial e ter hora pra tudo é que faz com que as coisas aqui realmente aconteçam. Adorei o post realidade, assim a gente vê que não tá sozinha no mundo! hahaha Beijinhos

    http://www.chezb.com.br

  2. Bia Martins says:

    Man, ótimo post! Eu funciono melhor com uma boa rotina também, se não perco toda a disciplina. Esse mês fiquei doente e to me sentindo péssima em não estar conseguindo seguir a rotina. To tentando voltar aos poucos. Mas motivação pra mim também é importante, esse post é um exemplo.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz

  3. Kaka Farias says:

    Bem isso ai!! Embora eu precisasse de toda motivação do universo pra acordar as 6h pra malhar, tenho certeza de que depois tu te senta mega disposta pra começar o dia. É uma maneira de sinalizar o corpo: ó, começamos. Eu tenho adiado a academia bastante, e quando conseguimos nos organizar um pouquinho quanto a uma alimentação mais saudável, é só receber uma visita que já rola junk food e muito churrasco. Ó dels. Aqui em casa hoje rolou combinado de que segunda iremos pra academia. Quero só ver. Beijo beijo!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *