Bullet Journal: O que é? Como fazer? (e muitas inspirações!)

Eu amo criar listas e planejar os meus próximos passos, acabo funcionando melhor assim. Gosto muito de agendas e planners mas esses dias andei lendo a respeito do tal bullet journal e estou empolgada para começar um! A Kaká tem um post mara sobre eles também e você pode acessar clicando aqui. Hoje no blog vou mostrar para vocês tudo sobre essa maneira de se organizar!

6edf3bcf78cccce2fca05bef67d159f5

O bullet journal foi criado pelo Ryder Carroll e em seu site você pode ler tudo a respeito do método e aprender ainda mais. Aqui vou apresentar a vocês um resumo do que o próprio criador diz, ok? Um bullet journal é organizado através de “Rappid Logging” e antes de mais nada vamos definir o que é isso:

Tomar notas toma tempo. Quanto mais complexo for a anotação, mais esforço é dedicado. Quanto maior o esforço mais isso se torna uma tarefa e é prov[avel que você sub-utilize ou abandone seu journal. Rapid Logging é a solução. Rapid Logging é a linguagem em que o bullet journal é escrito. Consiste em quatro componentes: assuntos, números de página, frases curtas e bullets.

  • Assunto e números de página – Ryder diz que isso é fundamental na organização é que logo se torna um hábito. em tópico você vai escrever o assunto daquela página ou a data por exemplo e é bom que fique no canto superior da folha. Com o tempo isso se torna automático.
  • Bullets são os ícones ao início do tópico, eles ajudam a classificar a lista. Três categorias costumam ser as principais: tarefas, eventos e anotações.
    • Tarefas: São representadas por um pontinho preto “•” e incluem itens de ação como “pegar alguma coisa”, como aparecem bastante, ainda pode ter subdivisões: X = Tarefa feita | > = Tarefa adiada | < = Tarefa agendada
    • Eventos: Representadas por um pontinho sem preenchimento “o” e inclui entradas que podem ser agendadas ex: Aniversário da Bia ou escritas depois de terem acontecido ex: “contrato da academia renovado”. Aqui ele sugere que sejam mantidas frases curtas sem detalhes do evento.
    • Notas: Representadas por um travessão “-” são anotações de ideias ou coisas que você quer lembrar, por exemplo anotações de uma reunião.
Exemplo de uso dos ícones mencionados acima!

Exemplo de uso dos ícones mencionados acima!

  • Signifiers – Símbolos a serem colocados a frente dos ícones citados acima para dar mais precisão à entrada no bullet journal. Você pode criar sua própria legenda mas um asterisco “*” por exemplo pode indicar que essa tarefa merece prioridade ou um ponto de exclamação “!” pode indicar que aquela é uma ideia genial e não pode se perder em meio às outras anotações.
Exemplo de Signifiers

Exemplo de Signifiers

  • Módulos – São a maneira em que se organiza um bullet journal em uma escala mais macro. Os quatro principais listados por Ryder são: Index, Future Log, Monthly Log e Daily Log. Vamos ver cada um deles:
    • Index – São as primeiras folhas do seu bullet journal, nela você vai ter uma lista de tópicos/assuntos e simplesmente vai acrescentando o número da folha ao assunto correspondente. Assim fica mais fácil de encontrar a entrada.

      003

      Exemplo de Index

    • Future Log – Para coisas que são planejadas com meses de antecedência.
      Future Log de um semestre.

      Future Log de um semestre.

       

    • Monthly Log – Para organizar seu mês. Usando duas folhas lado a lado, deixe no lado esquerdo uma visão do mês organizada em tópicos ou calendário e do lado direito uma lista de tarefas a serem realizadas.
      Monthly Log

      Monthly Log

       

    • Daily Log – Seu acompanhamento diário, que você irá montando durante o dia ou, no máximo um dia antes, deixe para colocar coisas em adianto no monthly log.
      Daily Log

      Daily Log

       

  • Migrating – Momento de rever seu mês anterior, assim coloque um “X” nas tarefas completas, risque as que se tornaram irrelevantes, coloque “>” nas adiadas e por ai vai, assim você saberá o que ficou para trás e o que deve se repetir no próximo mês.
    task-states

Pronto! Agora que você já aprendeu o que é bullet journal e está preparado para se jogar nessa jornada junto comigo, vamos ver alguns exemplos para inspiração? Vou tentar montar o meu a.s.a.p. e compartilhar com vocês no Instagram, que tal? Quero tentar achar um caderno que seja quadriculado ou pontilhado, assim fica mais fácil de manter a organização e simetria.

Um bom exemplo de menu para criar os ícones a serem usados!

Um bom exemplo de menu para criar os ícones a serem usados!

 

Para facilitar a visualização semanal.

Para facilitar a visualização semanal.

 

Maneira fofa de manter a lista de livros a serem lidos!

Maneira fofa de manter a lista de livros a serem lidos!

 

Sugestões de como registrar o título!

Sugestões de como registrar o título!

 

Para ir acompanhando a perda de peso!

Para ir acompanhando a perda de peso!

 

Como começar um novo mês!

Como começar um novo mês!

 

Para se organizar financeiramente para uma viagem por exemplo, cada tijolinho desse representa 100 dólares!

Para se organizar financeiramente para uma viagem por exemplo, cada tijolinho desse representa 100 dólares!

 

Antes de começar um novo ano, que tal planejar ele?

Antes de começar um novo ano, que tal planejar ele?

 

Organizar despesas e nunca mais viver aquele momento de "Onde foi parar meu dinheiro?"

Organizar despesas e nunca mais viver aquele momento de “Onde foi parar meu dinheiro?”

 

Para o monthly log

Para o monthly log

Sugestões de caderninhos para o seu Bullet Journal!

Cicero Quadriculado - Cícero Pontado - Cícero Wire-O

Cicero Quadriculado – Cícero Pontado – Cícero Wire-O

Todos esses acima estão disponíveis na lojinha online da Cícero, ela tem cadernos nos mais diversos estilos e capas  num preço bem bacaninha. Eu tenho um do Rio que amo! Mas na minha wishlist está esse pontado para fazer o bullet journal! <3

Existem várias outras marcas e papelarias personalizadas que também podem oferecer um caderinho para você começar seu journal. Não coloquei aqui nesse post por ter achado o valor muito irreal! hahaha Se eu não pagaria, também não vou nem postar para vocês.

Estou muito animada para começar. Esse tal de bullet journal era tudo que faltava na minha vida, juro! Assim vou conseguir unir em um só lugar todas as minhas anotações diárias, isso vai facilitar demais meu dia a dia de arquiteta + professora de Inglês+ blogger! Vocês gostam de se organizar assim ou alguma de vocês já usa o bullet journal? Conta para mim! <3

Link para a featured image

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

5 comments on “Bullet Journal: O que é? Como fazer? (e muitas inspirações!)”

  1. Bia Martins says:

    Já tinha lido sobre mas achei um pouco confuso, acho que só pegamos o jeito fazendo mesmo. A ideia é bem legal, Amanda! Vai mostrando o seu sim.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

  2. Que bacana! Ainda não tinha ouvido falar hahahaha e adoro organização e planejamento <3.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

  3. Tata says:

    Também adoroo escrever e fazer agenda ea notar mil coisas. Já li um pouco sobre o bullet journal, mas nunca consegui fazer. Tenho medo de ficar refem dessa super organização #aloka…haha
    Bjsss

  4. Man, eu nunca tinha ouvido falar nesse tipo de “diário de anotações” até ver seu post no Face! Achei super interessante e diferente! Fora que fica uma graça, né? hahaha amei!

  5. Jéssica says:

    Nossa, amei esse post! arrasou <3
    Beijos
    http://WWW.DESCONTRAIDA.COM

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *