Coisas que toda garota deve saber!

Estava querendo fazer esse post tinha muito tempo, tenho uma irmã mais nova que está pisando agora na adolescência e no aniversário dela, excrevi um recadinho com alguns conselhos para sobreviver aos próximos anos. Afinal, se existe alguma coisa fácil na vida, com certeza não são os nossos teenage years não é mesmo? São muitas novidades, muitas emoções… Enfim é tudo muito intenso! Então lá vai: Coisas que toda garota deve saber!


Nada é para sempre!

008

Você pode não acreditar em mim agora, mas é verdade. Nada é para sempre, todas nós vamos ter uma segunda chance, uma nova surpresa, uma nova oportunidade na vida. Durante a adolescência tudo vai parecer eterno, essa sua paixonite, ou crush como os jovens costumam dizer, as amizades, a nota baixa naquela prova difícil. Mas sabe a verdade? Vai aparecer outra oportunidade ou outra coisa bem melhor lá na frente, acredite! Uma chance de reconciliar com sua amiga, um novo teste para recuperar a nota… É importante se manter firme. Aproveite cada chance de ser feliz e cada oportunidade de ser melhor!

Você pode SIM ser diferente!

002

Be who you are and say what you feel, because those who mind don’t matter and those who matter don’t mind. – Dr. Seuss

Pois é, essa frase é beeeem verdadeira! Na adolescência vemos vários grupinhos se formando por afinidades. Durante a infância somos todos bem misturados na escola, certo? Mai aí alguma coisa acontece que de repente aquela sua amiga não fala mais com você por motivos bem bobos como vocês gostarem de coisas diferentes. O conselho aqui é: não tente mudar quem você é para conseguir fazer parte de algum grupinho. As pessoas são diferentes umas das outras mesmo, e é isso que faz o mundo ser mais interessante. Escute as músicas que você gosta, tenha os hobbies que te interessam faça as coisas por você e não pelos outros. (Ei, essa última parte vale para tudo na vida, ok? Sempre faça as coisas por você!). Não aceite fazer ou não fazer alguma coisa simplesmente por aquela razão de “todo mundo está fazendo”, lembre-se de que você não é todo mundo, e isso é uma coisa muito boa!

Seu corpo está passando por mudanças e…

003

Você não precisa passar por todas elas sozinha! Não tenha vergonha de perguntar coisas para alguém de sua confiança como mãe ou irmã. Todas nós passamos por isso e, acredite, receber ajuda pode fazer tudo isso ser menos traumático. Daí, aqui entra um outro conselho: sabe quando você começa a perceber essas tais mudanças, como por exemplo espinhas? Ao invés de sair experimentando mil e uma receitas caseiras ou cremes que alguma amiga usa e disse que é muito bom, peça aos seus pais para marcar uma consulta com um profissional. Acredite, se você cuidar bem da sua pele agora, seu eu do futuro ficará bastante agradecida! Esse exemplo do dermato foi só um, mas isso vale para tudo! Para ginecologista, para endocrinologista e até mesmo para cabeleireira! Se você tem dúvidas, vá ao profissional. Não precisa ter vergonha.

Aproveite!

004

Sabe essas tardes de preguiça? De ir ao shopping tomar milkshake e ficar jogando conversa fora? Infelizmente elas não duram para sempre, então aproveite! Saia com as amigas, faça maratona dos seus seriados, leia aquela série de livros que você tanto gosta. Todas nós, adultas, sentimos falta desses momentos. Mas sempre lembrando daquela “regrinha”: primeiro o dever, depois o lazer. Se você aprender agora a ser organizada com suas coisas e seu tempo, vai sofrer bem menos no futuro para organizar as diversas obrigações dessa vida.

Ninguém é melhor que ninguém!

006

Isso é uma coisa que todas nós temos que exercitar até mesmo na vida adulta. Simplesmente não acredite em tudo que você vê por aí nas revistas, em filmes ou em qualquer outro lugar. Durante a adolescência começamos a prestar mais atenção na nossa aparência e também começamos a comparar nossos corpos com o de outras meninas, esse é um erro beeeem grave. Ao invés de pensar nisso, comece a apreciar quem você é, trabalhe com seus pontos fortes e suas qualidades. Não deixe que seu corpo te defina, aliás não deixe que ninguém (nem você mesma) te faça sentir melhor ou pior que qualquer outra pessoa!

Você é amada!

007

Mãe, avó, irmã, tia… Enfim, sabe essa sua família que muitas vezes parece meio pirada? Pois então, são eles que te amam incondicionalmente e estarão aí para o que der e vier! Se precisar de um ombro amigo ou de algum conselho, pode ser que isso tudo esteja disponível aí, dentro da sua casa! Valorize sua família, no final das contas, colegas vêm e vão. E lembre-se, durante esses anos de adolescência, vai parecer que ninguém te entende ou que talvez você esteja sozinha nessa. Mas quer saber? Você nunca está!


Para fechar uma frase para nós, adultas, que estamos lendo este post e que temos garotas mais novas no nosso convívio. Seja como mães, primas, tias ou irmãs mais velhas:

Seja quem você precisava quando era mais nova.

Espero muito que tenham gostado desse post, sintam-se a vontade para compartilhar. Pode ser que alguma menina que você conhece esteja precisando ler algo do tipo. E se tiver mais algum conselho para dar, deixe aí nos comentários! <3

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

4 comments on “Coisas que toda garota deve saber!”

  1. Wanessa says:

    Vivi tudo isso que vc descreveu Amanda. Pra mim foi uma fase legal mais confusa e com muitas decepções. Aprendi muito nesta época e vejo que encarar a realidade hoje em dia é mais fácil…
    bjoka http://diadebrilho.com

  2. Amanda, que post lindo <3 Essa frase do final, sério, eu ameeei! Nunca tinha ouvido ou visto e cara, como isso é verdade!! Tenho uma irmã mais nova também e somos bem diferentes uma da outra, mas nos entendemos muito mesmo assim. Quando mais novas, passamos por algumas dificuldades na escola (mudamos de cidade aí fomos pra uma escola nova no meio do ano) e esse foi um dos piores anos das nossas vidas… Os grupinhos eram muito maldosos e as meninas muito competitivas. Ficamos mal por um tempo até que pensamos "quer saber? chega de tentar nos encaixar nesses grupos" e ai tudo melhorou! Muita gente começou a querer fazer parte das nossas amizades, conhecemos tanta gente legal que foi maravilhoso! Realmente, nada é pra sempre!
    Amei demais seu post, pode fazer mais posts assim hahahahaa
    Beijos <3

  3. Bruna WB says:

    Adorei seu post! Enquanto lia, vinha pensando sobre essa sua última frase. Eu queria muito, a mais de dez anos atras, ter recebido palavras assim. Minha mãe sempre esteve a disposição, mas eu tinha receio de falar e aprendi muita coisa na marra, depois de ter cometido alguns erros. E eu sei que todo mundo eventualmente erra, mas é tão legal ter a certeza de que uma pessoa está ao nosso lado para qualquer coisa. É importantíssimo, né. 🙂
    Beijos

  4. Adorei esse post Amanda!
    Além de ser super verdade, adoraria que alguém tivesse me falado isso quando era mais nova. Sou filha unica, meus primos são mais velhos e as amigas passando pelos mesmos conflitos faltava alguem que fizesse essa função de tia/prima/ irmã mais velha

    Pode ter certeza que vai ajudar muitas meninas e sua irmã tb

    Bjs e parabéns pelo post

    Pri

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *