Cuidados com a pele durante a adolescência

3bfbc5ca58e9b4d5758e2022ef621f8aAdolescência deveria vir com manual de instruções não é mesmo? Mas infelizmente não vem. É uma fase tão maluca e tão cheia de novidades que é fácil se sentir perdida e cheia de dúvidas. Pensando nisso resolvi criar alguns posts por aqui sobre o tema. Assim, quem sabe, posso ajudar alguma menina que apareça procurando respostas!

Se você é uma adulta lendo esse post, sinta-se a vontade para compartilhar alguma experiência ou conselho e se você é uma adolescente, aproveite! E sinta-se a vontade para fazer alguma pergunta ou pedir alguma sugestão de post.

Pensei em começar com um tema bem importante. Afinal na adolescência tudo muda, inclusive sua pele! E agora alguns cuidados que antes não eram necessários podem acabar sendo.

Antes de mais nada, gostaria de registrar que não sou dermatologista, estes são alguns conselhos baseados na minha experiência. Para saber quais produtos você pode ou não usar e qual a melhor abordagem para a sua pele, visite um profissional. Aqui em Brasília recomendo o Dr. Helbert Abe que é meu dermatologista desde 2010.

Antes de mais nada é sempre bom ter certeza do seu tipo de pele para então descobrir quais os melhores produtos para você. Na maioria dos casos, a pele dos adolescentes é mais oleosa então vou focar nos cuidados para este tipo, ok?

1 – Limpeza: Por conta de mil mudanças você pode estar percebendo espinhas e cravinhos surgindo. Isso é normal! Mas uma pele limpa pode ajudar a evitar o aparecimento de mais alguns. Na hora de lavar o rosto, não use o sabonete de corpo, existem vários sabonetes para o rosto que são inclusive para a pele oleosa, estou usando o Normaderm Deep Cleansing Gel da Vichy e recomendo. Este é um cuidado essencial e apenas de lavar duas vezes ao dia você já vai sentir uma melhora significativa.

2 – Proteção e Hidratação: O primeiro passo para uma pele bonita é saúde, então tenha em mente que manter ela hidratada e protegida é essencial. Um bom protetor solar que usei diariamente por muitos anos é o Isdin, ele é próprio para peles oleosas então é absorvido bem rapidamente e deixa um aspecto sequinho. Peles oleosas precisam de hidratação, procure um produto para o rosto que seja oil-free, na farmácia existem várias opções. Eu recomendo os da Neutrogena, que são os que eu uso hoje em dia, alguns têm até proteção solar agregada. Para cremes e filtros solares não use os de corpo no rosto, busque um que seja específico para esta área.

3 – Retirar a maquiagem:  É na adolescência que costumamos nos aventurar pelo mundo da make e nesse meio existe uma dica de ouro e é bom que se aprenda desde já: nunca durma com a maquiagem no rosto! Na hora de retirar a o produto tenha certeza de que está limpando bem, dependendo do que tiver sido aplicado apenas água e sabão não serão suficientes, nesse caso é bom recorrer a um demaquilante ou água micelar.

4 – Aplicar a maquiagem: Antes de mais nada escolha a maquiagem certa para seu tipo de pele, hoje em dia é bem fácil de achar bases ótimas para pele oleosa e os preços também atendem a todos os bolsos. Algumas mais acessíveis são: Fit Me!, Vult Matte e Mary Kay. Mesmo usando todos os dias a bisnaguinha vai render, juro. Também pode ser bom recorrer a um primer antes da base para ajudar a controlar a oleosidade, existem vários no marcado mas se tem uma coisa polêmica é primer, e não tem jeito você vai ter que testar até encontrar o seu perfeito. Lembrando que maquiagem não é tratamento, o uso de primers ou bases não vão tratar a sua pele.

5 – Não esprema: Essa é velha e na maioria das vezes não obedecemos! As espinhas são terríveis, mas espremer vai te deixar com a pele manchada e as bactérias que estão ali podem se proliferar para outros poros. Em caso de emergência você pode recorrer a um gel secativo para espinhas mas para tratamento a longo prazo, sua melhor opção pode ser um gel com antibiótico que deve ser receitado pelo seu médico dermatologista, por anos usei o Clindoxyl.

1f6d54b9e5ff927c14004975ab2bcd60Muitas informações de uma só vez? Não se preocupe, por mais que pareça difícil lembrar de todos esses detalhes logo eles se tornarão rotina e você estará fazendo tudo isso automaticamente.

É importante lembrar que tudo nessa vida tem solução, uma simples visita ao médico dermatologista pode te livrar de dias de frustração e desespero ou até mesmo evitar que você caia em furadas com receitas caseiras. O tratamento para espinhas feito durante a adolescência é mil vezes melhor que depois cuidar da pele para tirar cicatrizes de espinhas ou manchas.

Também vale lembrar que uma boa pele vai começar dos seus hábitos, então beba bastante água para manter sua pele hidratada e saudável e cuide da sua alimentação evitando escolhas gordurosas como frituras. Pode até parecer maluco, mas suas escolhas vão refletir na sua pele!


Espero que tenham gostado do post de hoje, me digam se querem mais conteúdo assim e lembrem-se de compartilhar com as adolescentes do seu dia a dia! ❣️

Featured Image

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

3 comments on “Cuidados com a pele durante a adolescência”

  1. Thayse says:

    Não mexer/espremer espinhas, cravos e afins foi uma coisa que me policiei bastante pra não fazer e sério, graças a deus que eu tinha agonia disso, porque senão teria marcas até hoje, melhor dica. Eu usei muita coisa com enxofre pra limpar o rosto, de recomendação da dermatologista, funcionou bem pra mim, mas eu ODIAVA o cheiro blé, me dá um embrulho só de lembrar. Gostei muito das dicas que tu selecionou, aposto que vai ajudar muita gente 😉


    Beijos
    Brilho de Aluguel

  2. Na adolescência eu não entendia muito como uma simples sabonete (de enxofre, ecaaa) poderia ajudar a me livrar das espinhas, mas ainda bem que mesmo assim eu seguia eu seguia uma rotina mais ou menos como essa que vocês descreveu porque hoje me dia a gente vê o resultado. É super importante se policiar e fazer tudo certinho. Ótimas dicas!

    Beijinhos

  3. Bia Martins says:

    Acho super importante cuidar da pele nessa época, ainda tenho marquinhas por ter espremido ou não ter usado protetor solar, o que também acho essencial! Ótimas dicas, Amanda.

    beijo
    http://www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *