Como organizar suas compras na despensa

As embalagens das nossas compras e a maneira como as guardamos pode influenciar nosso consumo em relação a alguns alimentos. Não lembro em qual documentário eu aprendi a esse respeito, mas um médico inclusive explica que ele mantém essa rotina na casa dele para ajudar seus filhos a fazerem escolhas mais saudáveis.

Quer um exemplo prático? Para uma criança, escolher um tipo de cereal no mercado não se resume a olhar os valores nutricionais, mas sim os personagens da embalagem, os passatempos ali impressos e até o brinde que vem dentro. Agora, se você, em casa retira esses cereais da sua embalagem original para guardá-los em uma embalagem comum de plástico, ele fica tão comum quanto um cereal menos açucarado.

Da mesma maneira vamos pensar em biscoitos. Se seu filho vai à despensa para pegar alguns biscoitos é possível que ele pegue o pacote inteiro para levar ao sofá e comer ao jogar video game, ou até mesmo você faça isso e leve seu pacote para o seu lado enquanto trabalha. Agora, pense como seria se guardássemos esses biscoitos fora da embalagem? Pegar um por um possivelmente nos faria pensar a respeito da quantidade que consumimos.

Mantermos nossos alimentos visíveis em nossa despensa é uma maneira de nos mantermos organizados na vida doméstica e, de quebra, ainda pode ajudar a comer melhor. Como sabem eu mantenho várias wishlists para nossa próxima casa, uma delas é relacionada às nossas compras. Uma despensa fofa organizada sem aquele mar de embalagens de papelão coloridos pode (e deve) ficar à mostra sempre que possível.

123

Essas três dispensas são exemplos muito bons do que foi dito no post. Quando o assunto é alimento, eu ainda prefiro que sejam guardados em cestos plásticos que gavetas ou cestinhas de vime. Essa pode não ser a opção mais bonita, mas com certeza é a opção mais fácil de limpar na hora de algum acidente.

Algumas dicas:

  • Deixe sempre à altura dos olhos os itens que você sempre usa.
  • Se for possível escolha prateleiras não tão profundas, afinal o que fica lá atrás acaba sendo esquecido.
  • Lembre-se de anotar no pote a validade do produto, afinal você vai jogar fora a embalagem.

 

123

Esses aí de cima são alguns dos meus favoritos e que com certeza vou tentar usar na nossa próxima casa. O pote transparente de cookies é excelente para aquilo que eu disse de você controlar melhor as quantidades. O despenser de cereal é maravilhoso! E as Mason Jars multi-uso são ótimas para castanhas e pequenos grãos.


E então? Curtiram as dicas?

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

One comment on “Como organizar suas compras na despensa”

  1. Bárbara says:

    Realmente tirar biscoitos e coisas assim da embalagem ajuda demais a termos mais consciência ao comer. Eu facilmente como um pacote de biscoito se não prestar atenção, mas quando pego torrada do pote são apenas duas e olhe lá. Adorei as dicas!

    Beijinhos!
    http://barbaradoblog.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *