Como usar a Monstera deliciosa, ou costela de adão na sua decoração?

Algumas das tendências desse ano tem sido: greenery, cor eleita da pantone. Com ele trouxemos para dentro de casa algumas inspirações tropicais. Afinal, tem forma mais legal de colocar verde que com plantas? Mas aí percebi uma coisa que achei super interessante. Uma planta também virou tendência: a costela de adão ou monstera deliciosa! (nome fofo).

Se você tem talento com plantas pode se jogar em criar um exemplar dela, no entanto não recomendo para quem tem crianças ou animais. Ela tem uma seiva ou látex que é tóxico e pode causar males como cólicas, vômito ou náuseas.

Mas, como cuidar de uma plantinha dessa dentro de um apartamento?

De acordo com essa matéria aqui do Morar Kallas alguns pontos a se observar são:

  • Se o seu apartamento é pequeno, pode ser que ela não seja sua planta ideal. A costela de adão cresce bem rápido;
  • Ela sobrevive ambientes com pouca luz, pouca água e temperaturas até abaixo dos 18°;
  • O ideal são ambientes de meia sombra. Luz direta apenas no inverno!!;
  • Deve ser plantada no verão em terra preta que seja mantida úmida e adubada;
  • Não coma os frutos da planta! E mantenha suas folhas limpas e livres de poeira.

Agora, se você é dos meus, vou dar algumas opções para quem quer ter a costela de adão em casa mas não sabe cuidar de plantas. Uma das tendências desse ano são ilustrações com temas botânicos, preferencialmente aquarelas que parecem ter saído diretamente te um livro de um cientista explorador, como essa aqui ao lado.


Além dessa possibilidade você pode usar tecidos com estampas que tenham essa print e colocar dando toques de cor no seu ambiente. Essa cor forte da monstera casa bem com cinza, branco e até mesmo rosa.

Normalmente esses tecidos com estampas botânicas são muito utilizados em área externa. Mas vamos combinar que eles trazem muita vida para apartamentos no meio da cidade. Não precisa de muita coisa, um sofá que receba duas dessas almofadas já dá conta do recado.


E, para fechar o truque dos truques! As plantas de plástico. foi-se o tempo em que plantas de plástico tinham um acabamento simplório. Hoje em dia existem modelos que mesmo tocando você ainda fica na dúvida de “hmmm será que é falsa mesmo?”. Um charme a se fazer com a monstera é usar apenas uma das folhas ou duas em um vaso. Fica um toque de cor de maneira bem minimalista!

Essas folhas da foto são falsas, mas são da Pottery barn, mas sei que lojas como leroy também têm opções de folhas de costela de adão a venda!

E você leva jeito com plantas ou também acabaria recorrendo às artificiais?

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *