Lista de compras (essencial) para sua cozinha

Faça download em PDF no link abaixo

Bom, o post de hoje é um pouco mais prático que o normal. Nele vou disponibilizar uma lista de compras básica para sua cozinha. Montei essa lista com base nas coisas que eu uso, usei, comprei e até ganhei durante esses quase 5 anos de casamento. Ao longo do tempo pude, com propriedade selecionar as coisas que realmente são úteis e as que nem tanto. Sendo assim, hoje consegui chegar nesse modelo de lista que, para mim, funciona bem. Claro que tudo vai depender da sua rotina, mas se você está começando do mesmo ponto que eu, pode te ajudar. Nosso perfil:

Casal 26/31 anos, sem filhos. A maioria das refeições são feitas em casa. Preparamos a comida com antecedência e congelamos todas elas, grande parte dos produtos são frescos e naturais. Não recebemos muitos convidados em casa.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LISTA EM FORMATO PDF : PRIMEIRA LISTA – COZINHA

Nessa lista não considerei elementos grandes como geladeira, fogão nem produtos de limpeza. Caso haja interesse, pode até rolar uma “Primeira lista – Materiais de limpeza”. Mas vamos analisar esse listinha proposta então. Separei entre algumas categorias e aqui vou fazer umas considerações gerais em cada uma delas, ok?

  • Eletrodomésticos: Pensa realmente naquilo que você usa, por exemplo, se você nem gosta de bolo não tem razão de ter uma batedeira, entende a lógica? Uma atenção especial ao liquidificador, honestamente invista em um com jarra de vidro. A jarra de plástico arranha muito e não é tão higiênica, também priorize um que seja fácil de desmontar. O meu é esse aqui e eu só tenho elogios.

 

  • Para cozinhar: Aqui também merece um momento de atenção, não tente economizar no jogo de panelas. Você pode acabar se estressando bastante com a qualidade delas. Eu tinha algumas coisas que não abriria mão: tampa de vidro, cabo emborrachado e panela de pressão e escolhi a linha Valência da Tramontina. Hoje, teria comprado algum com revestimento em cerâmica.

 

  • Para armazenar: Como disse antes, nós comemos muito em casa e congelamos boa parte dos alimentos. Saquinhos são bem práticos para esse fim! Na hora de escolher potes para armazenar seus alimentos, preze para os que são de vidro pela facilidade na hora de limpar e veja se a tampa veda bem!!

 

  • Para servir: Se você quer paz de espírito escolha talheres que tem o corpo uniforme, aqueles que têm cabo de plástico ou de outro material vão acumulando sujeira na área em que o cabo encosta. Pesadelo!! Também pense bem na quantidade de pessoas que você costuma receber em casa, aqui não recebemos muito o que significa que dos 10 pratos que eu tinha só 2, no máximo 4, eram realmente necessários. Menos louça = menos louça para lavar;

 

  • Gerais e extras vão variar de acordo com a sua cozinha e seus hábitos. Deixei uns quadradinhos a mais caso queiram adicionar mais alguma coisa ai.

Uma coisa que vale a pena pensar é na sua personalidade. Por exemplo, a casa da minha mãe tem muito de tudo, mas isso é de acordo com meus pais que gostam da casa cheia e realmente usam tudo aquilo. Quando fui montar a casa comprei muitas coisas com base naquela realidade que acabou não sendo a minha!! Espero que essa lista possa ajudar quem está na fase de montar uma casa nova, e muitos dos itens podem ser adaptados.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

3 comments on “Lista de compras (essencial) para sua cozinha”

  1. mt bacana essa lista! acho que tem que focar nos essenciais senao ficamos loucas na hr de fazer as compras

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  2. Kaka F. says:

    Mandi, que lista útil! Essa lógica da batedeira é ótima. As vzs a gnt super se influencia vendo Polishops da vida e quando percebe quer um super moderno descascador de legumes, sendo que só come na maioria das vzs fora de casa. Ai não faz mto sentido. E eu que tenho pouco espaço sempre penso duas vzs antes de pensar em ter algum eletrodoméstico. Bj bj bj!

  3. Oi Amanda!!
    Adorei as dicas.
    Realmente um liqüidificador com jarra de vidro é vida! O meu é um da Oster e eu sou apaixonada nele, especialmente porque tem um copo à parte, que apesar de ser de plástico, vai direto no bocal do liquidificador e serve para fazer vitamina individual, sabe?
    É uma ótima pedida para os dias que estou com pressa. Coloco os ingredientes lá dentro, bato tudo no liquidificador e depois tampo com a tampa do copo de plástico!

    Beijos mil!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *