Como viemos parar no Canadá? – Nossa imigração via Express Entry – FAQ

Esse post é para explicar tudo sobre a nossa imigração para o Canadá. Ao longo de todo o processo várias pessoas fizeram algumas perguntas que, de modo geral se repetem,  e acreditamos que a melhor maneira seja fazendo esse post que já vai ficar ali na aba principal para que vocês sempre possam acessar. Ok?

Qual foi sua modalidade de imigração? Ou, como vocês foram parar ai?

Nós imigramos para o Canadá por meio do Express Entry. É uma modalidade que gera um ranking de interessados com base em estudo, Inglês, experiência de trabalho e até idade. Com base na sua pontuação, você ocupa um lugar no ranking e aguarda ser chamado. Além dessa parte pessoal, você também deve comprovar renda com base na quantidade de pessoas na sua família. Calhou de o nosso pool do Express Entry ser o último antes das mudanças de regras de 2016 então nós sugerimos que vocês busquem informações mais atuais.

É visto de estudo ou de trabalho?

O Express Entry te coloca no Canadá na condição de Residente Permanente. Isso significa que você pode trabalhar, estudar, viajar, sair e entrar do país, viver em qualquer cidade, ter filhos, ter acesso ao sistema de saúde e tudo mais livremente. Depois de 3 anos vividos no Canadá, podemos começar a dar entrada para a cidadania canadense.

Quanto tempo demorou?

Essa pergunta pode ser respondida de duas formas:

1 – Nosso primeiro e-mail mandando informações sobre o Canadá um para o outro foi Jul/2014 nossa ida para o Canadá como PR Jul/2017. Então todo o planejar/sonhar/realizar demorou três anos.

2 – Nossa timeline de Express Entry foi meio complicada de montar, nós não nos ligamos em anotar as datas, mas fica aqui uma prévia:

  • Provas do IELTS: 23 e 25 de Junho de 2016
  • Assinatura de contrato com a Immi Canada: 12 de Julho de 2016
  • Recebimento da equivalência do WES: 1 de Novembro de de 2016
  • Recebimento ITA: 16 de Novembro de 2016
  • Exame médico: 28 de Novembro de 2016
  • Envio de todos os documentos pós ITA: 28 de Dezembro de 2016
  • Solicitação de envio dos Passaportes: 01 de Junho de 2017
  • Recebimento dos passaportes carimbados: 16 de Junho de 2017
  • Landing: 31 de Julho de 2017

Qual era o nosso perfil na época da aplicação?

Abaixo o nosso perfil quando recebemos o ITA (Invitation to Apply, ou seja, o convite para encaminharmos toda a documentação para análise do governo canadense) :

Ou seja, na época tínhamos 472 pontos no nosso perfil do Express Entry. Atualmente esta nota de corte já caiu bastante…

E a nossa área de trabalho?

O Tiago é formado em administração, tem pós em Finanças e Auditoria pela FGV e Mestrado em Computação Aplicada na UnB, eu sou formada em Arquitetura. Estamos engatinhando no processo das entrevistas agora. Um mês passa voando e ainda não estamos com tudo no lugar, então tá meio tenso organizar tudo nessa vida!

E o Inglês?

Para a imigração fizemos o IELTS. Nossas notas foram 8,5 (T) e 8 (eu) de um máximo de 9. Não fizemos cursinho antes, fizemos provas antigas em casa mesmo contanto pontos e tudo mais, mas vale ressaltar que já éramos fluentes em Inglês com alguns anos de experiência aí. Nossa dica de ouro: conheçam a prova!

Qual cidade escolhemos?

Escolhemos Toronto por ser uma cidade grande e, aparentemente, com mais oportunidades de trabalho nas nossas áreas. Mas, para morar fugimos um pouco do centro e fomos para East York, achamos alí uma vizinhança muito parecida com a nossa de Brasília, que tem jeitinho de interior! <3 (Saudades, Asa Sul)

Fizemos o processo por conta própria?

Não mesmo, todo o processo tem tantos detalhes que escolhemos contratar uma empresa de consultoria para cuidar da nossa application. Contratamos o serviço da Immi Canada e recomendamos, eles foram bem diretos e eficientes.

Essas são as perguntas que normalmente nos fazem, mas caso você tenha alguma nova pergunta por aí, pode mandar. Responderemos se nos sentirmos confortáveis com a pergunta, claro.


No mais gostaria de chamar atenção aqui para o seguinte:

Nós não temos conhecimento profissional sobre imigração para o Canadá! Não podemos indicar qual o melhor caminho para que você realize o sonho canadense, o que depende do perfil de cada um. As melhores dicas são: contrate uma empresa de consultoria séria e credenciada, leia o site oficial do governo canadense e acredite apenas nas informações que vêm dali!

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on RedditShare on Google+Share on LinkedIn

Comments

One comment on “Como viemos parar no Canadá? – Nossa imigração via Express Entry – FAQ”

  1. Muito legal, adorei saber um pouquinhos sobre a sua imigração! =D
    beijinhos

    Blog Entre Garotas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *